“Atleta na Escola”, este é o nome do novo programa do Governo Federal que pretende democratizar o acesso ao esporte desde a escola, incentivar a prática esportiva e identificar e orientar jovens talentos. Lançada na última terça-feira 7 pelos ministérios da Educação, da Defesa e
Já para este ano, o Atleta na Escola tem como |
dos Esportes, a medida integra o plano Brasil Medalhas, que fará o investimento de R$ 1 bilhão em ações para que o País fique entre os dez melhores colocados nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Já para este ano, o Atleta na Escola tem como meta atingir 5 milhões de estudantes, entre 12 e 17 anos, de 20 mil escolas, públicas e privadas.
“Estamos construindo a perspectiva de deixar um legado das Olimpíadas e da Copa, que é esse espírito olímpico na sala de aula, nas nossas escolas. Vamos adotar uma política permanente, dar um salto na atividade esportiva nas escolas do Brasil, começando pelo atletismo”, ressaltou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante a solenidade de lançamento. Segundo Mercadante, mais de 2,5 mil municípios brasileiros e 12 secretarias estaduais já aderiram ao Atleta na Escola. O Ministério fará o repasse de recursos para a realização de competições pelas escolas, municípios, estados e Distrito Federal. Os recursos serão distribuídos por intermédio do Programa Dinheiro Direto na Escola, operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Primeira fase: atletismo
O programa começa a ser executado em junho, com a realização de corridas de velocidade e de resistência, além de provas de salto. Haverá quatro fases em
A etapa Estadual será concluída até 15 de agosto (alunos de
O Atleta na Escola prevê a implantação, em 2014, de modalidades das paraolimpíadas escolares, além de arremesso (atletismo), judô e vôlei. Em 2015, será a vez do basquete e do handebol. Em 2016, as lutas entram no programa de competições.
Universidade
Durante a cerimônia também foi assinado um decreto que institui um grupo de trabalho, com representantes dos três ministérios, para a criação da Universidade do Esporte. O objetivo é produzir conhecimento para o desenvolvimento do esporte brasileiro, aproveitando as estruturas e equipamentos utilizados nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.
Saiba como participar do programa e outras informações aqui
Com Em Questão
Leia mais:
Aldo Rebelo afirma que Brasil estará pronto para os grandes eventos
Ministério do Esporte quer Bolsa Técnico com recursos já no ano que vem