Para reduzir os problemas associados ao ganho exagerado de peso entre trabalhadores, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) lançou, em sua sede em Brasília, um programa voltado para o auto-monitoramento do aumento de peso, adoção de práticas alimentares mais saudáveis e adesão às atividades físicas regulares. A iniciativa é uma realização do Ministério da Saúde e foi adotada pela agência da ONU na área de saúde.
O lançamento foi mediado pelo representante da OPAS/OMS no Brasil, Joaquín Molina, e contou com as presenças do diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Hêider Pinto, e da coordenadora geral de alimentação e nutrição do Ministério, Patrícia Jaime. Hêider Pinto apresentou o programa e um aplicativo eletrônico que irá auxiliar na adoção de uma rotina de pesagem mensal.
Dados de uma pesquisa do Ministério da Saúde mostram que 15% da população brasileira adulta é obesa. Além disso, no Brasil, os adultos ganham em média um quilo por ano, sem sequer perceberem. Por isso, a iniciativa é voltada para a população adulta nos locais de trabalho, pois as pessoas passam muitas horas nesses ambientes. O projeto oferece educação alimentar e orientações para reduzir o sedentarismo entre os trabalhadores.
Segundo a OPAS/OMS, ter um peso saudável significa também reduzir o risco de hipertensão, de diabetes tipo 2, bem como de doenças cardiovasculares — principal causa de morte em adultos em grande parte dos países do continente americano. Frequentemente, o excesso de peso tem início na infância em virtude de maus hábitos alimentares.
O Programa Peso Saudável oferece informações, educação alimentar e orientações para reduzir o sedentarismo entre os trabalhadores.
Os funcionários da OPAS/OMS/Brasil foram pesados e medidos para avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC), que é um indicador para avaliar se o peso da pessoa está adequado à sua altura. Além da aferição do IMC, os funcionários receberam um Guia de Bolso para a Alimentação Saudável e um cartão para o monitoramento do peso, visando ao autocuidado.
Peso Saudável
O Programa Peso Saudável é uma iniciativa que visa prevenir o ganho de peso corporal e que começou com os funcionários do Ministério da Saúde. Durante os 12 meses da campanha de mobilização, serão disponibilizados: software interativo para o monitoramento do peso; balanças para pesagem no ambiente de trabalho; cartazes; cartão de peso; folder de divulgação do programa; e Guia Alimentar de bolso.
Para facilitar a pesagem no ambiente de trabalho e obter uma medida de peso mais precisa, balanças com capacidade de 150 kg e resolução de 100g, novas e calibradas, serão posicionadas em locais de fácil acesso em todos os prédios do Ministério da Saúde.
Leia mais:
Quase R$ 500 milhões por ano para combater efeitos da obesidade