O comércio varejista aumentou as vendas em 0,5% no mês de abril, na comparação com março deste ano. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (13) pelo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em março, as vendas não haviam variado e, em fevereiro, houve queda de 0,4%.
Na comparação com abril do ano passado, as vendas subiram 1,6%. O acumulado de 2013 chega a 3% e, nos últimos 12 meses, o setor acumula alta de 6,4%.
Sete das dez atividades do comércio varejista pesquisadas pelo IBGE registraram alta nas vendas. As maiores altas foram em artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (6,4%) e livros, jornais, revistas e papelaria (4,5%). Apesar disso, as vendas em alguns setores importantes caíram – hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,5%) e tecidos, vestuário e calçados (-0,5%).
O setor que exerceu maior impacto foi o de móveis e eletrodomésticos, que subiu 9,2% em relação a abril do ano passado e 0,7% contra março.
O comércio varejista ampliado, que inclui ainda as vendas de veículos, motos, partes e peças (0,4% ante março) e de materiais de construção (1,2%), cresceu 1,9% em abril, na comparação com março e 9,1% na comparação com abril do ano anterior.
A receita nominal também subiu pela 11ª vez seguida com evolução de 0,8% em relação a março. No ano, o valor acumulado é 11,1%, e nos últimos 12 meses acumula alta de 11,9%.
Com informações do IBGE e das agências de notícias
Leia mais:
Na mídia: Mantega afirma que investimento vai “pegar fogo”
Mantega apresenta boas perspectivas para o biênio 2013-2014