eleitos

Marília Campos é eleita senadora por Minas Gerais

Primeira mulher eleita prefeita de Contagem, petista amplia trajetória política com chegada ao Senado

Arte/PT no Senado

Marília Campos é eleita senadora por Minas Gerais

A ex-prefeita de Contagem Marília Campos (PT) foi eleita neste domingo (4/9) senadora por Minas Gerais, com 3.953.127 votos. Aos 65 anos, ela chega ao Senado depois de uma trajetória de mais de duas décadas na vida pública, marcada pela atuação política, sindical e na defesa dos direitos sociais.

Natural de Ouro Branco, Marília é psicóloga formada pela UFMG e iniciou sua militância no movimento estudantil. Participou da fundação do PT e da CUT no Triângulo Mineiro e presidiu o Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região por dois mandatos.

Sua trajetória eleitoral começou em Contagem, onde foi eleita vereadora em 2000. Depois, exerceu mandatos como deputada estadual e prefeita do município por quatro vezes. Em 2004, tornou-se a primeira mulher eleita para comandar Contagem, retornando à prefeitura em 2020 e sendo novamente eleita em 2024.

Ao longo da carreira, Marília também se destacou pela atuação em políticas sociais, saúde, educação, desenvolvimento urbano e defesa dos direitos das mulheres. Agora, leva essa experiência para o Senado, onde representará Minas Gerais a partir do próximo mandato.

To top