O senador Paulo Paim (PT-RS) criticou, nesta segunda-feira (05/11) a qualidade do transporte público no Brasil . Segundo ele, o sistema é ruim, caro e pouco confiável e, por isso, a mobilidade e a acessibilidade urbanas acabam duramente prejudicadas. “Se tivéssemos um excelente transporte coletivo, com certeza as pessoas não usariam seu carro todo dia para seus deslocamentos”, discursou, pedindo mais atenção dos governos para o problema.
O senador lembrou que, em países desenvolvidos, as pessoas utilizam tranquilamente o transporte coletivo ou até mesmo optam por bicicletas. Paim afirmou que, no Brasil, os congestionamentos limitam o direito de ir e vir e causam importantes perdas econômicas. E acrescentou que, por conta dos engarrafamentos, o brasileiro acaba adquirindo ou potencializando problemas de saúde , como dores lombares problemas psicológicos, e até mesmo o risco de desenvolvimento de câncer de pulmão. “Mais do que a economia, é a vida das pessoas que está indo embora”, lamentou.
O senador disse que é preciso modelar o desenvolvimento dos centros urbanos em torno dos eixos do transporte coletivo e criticou o fato de as tarifas de transporte urbano subirem acima da inflação oficial. Faixas exclusivas e integração entre diversos modais também podem ajudar a reduzir o problema. Ele ainda citou exemplos de outros grandes centros em outros países, como Hong Kong, em que 90% da população utilizam o transporte coletivo. “Não dá mais para comprometer a mobilidade e a acessibilidade de milhões de brasileiros. É preciso reordenamento urbano e investimento em transporte coletivo” , disse.
O parlamentar lembrou que já existem leis que tratam da mobilidade e do ordenamento urbano e destacou que o governo federal pretende investir, em conjunto com estados e municípios, em veículos leves sobre trilhos (VLT) para amenizar os problemas de trânsito em grandes centros urbanos. Paim ainda registrou que a prefeitura de Porto Alegre já tem projetos que podem ajudar na mobilidade urbana, como o aeromóvel. Ele disse que o veículo pode servir de exemplo para outras grandes cidades no país.
Com informações da Agência Senado