O plenário do Senado aprovou, na noite dessa terça-feira (19/12), uma permissão para que a Bahia contrate um crédito externo de R$ 600 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Agora, a autorização segue para a sanção presidencial. Os recursos serão utilizados para garantir a continuidade da consolidação e sustentabilidade do equilíbrio fiscal do estado.
Como representante do povo baiano, o senador Walter Pinheiro (PT) destacou a necessidade do empréstimo. “O apoio do programa do BID para promover o equilíbrio fiscal da Bahia vem em sintonia com a estratégia da reforma iniciada pelo Governo Federal, por meio de alocação de recursos financeiros para a viabilização de investimentos necessários ao desenvolvimento socioeconômico do estado”, explicou. Pinheiro é autor do requerimento que garantiu a rápida apreciação da matéria. Antes do plenário, o empréstimo já tinha sido aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE).
Ainda segundo Pinheiro, o investimento também contribuirá para ampliar a infraestrutura necessária para a realizações de grandes eventos de natureza nacional e internacional, a exemplo da Copa do Mundo Fifa 2014, com efeito importante sobre o desenvolvimento econômico do Estado, observando sua vocação turística.
Com informações da Assessoria de Imprensa do senador Walter Pinheiro
Leia mais:
Autorizado empréstimo do Bid de US$600 milhões para a Bahia