Regina garante que não haverá cortes nos recursos para o Bolsa Família

Regina garante que não haverá cortes nos recursos para o Bolsa Família

”Regina: Não será preciso cortar nos programas sociais, que são o que há de melhor neste País”A senadora Regina Sousa (PT-PI) usou a tribuna, nesta quinta-feira (22) para tranquilizar os milhões de beneficiários do Bolsa Família, assustados com a proposta de cortes no orçamento do programa. Ela esclareceu que essa é apenas uma ideia do relator da Comissão de Orçamento, Ricardo Barros (PP-PR) e, portanto, não há razão para preocupação. “Tenho certeza de que isso não vai acontecer, até porque há muitas outras coisas que podem ser cortadas [no Orçamento]. Há muito que se cortar no Senado, há muito que se cortar na Câmara, no Poder Judiciário. Não será preciso cortar nos programas sociais, que são o que há de melhor neste País”, assegurou a parlamentar.

Regina somou-se aos senadores que, ao longo da semana, celebraram os 12 anos do Bolsa Família. “Só um presidente que passou fome, como Lula, poderia ter a sensibilidade de conceber um programa como esse. Quem viveu na lamparina, como eu vivi e o presidente Lula também, pode compreender o valor do Luz para Todos, por exemplo. São muitos os programas que foram criados voltados para os mais pobres pelo governos petistas”.

No Piauí, estado representado pela senadora e um dos mais pobres do País, o Bolsa Família já produziu uma pequena revolução, criando a primeira geração de piauienses sem fome e que frequentam efetivamente a escola. “No Piauí, o maior objetivo do Bolsa Família foi alcançado: colocar e manter crianças em uma escola de melhor qualidade”, relatou. A transferência de renda assegurada pelo programa trouxe recursos para que as famílias não precisassem colocar as crianças para trabalhar. Enquanto isso, a maioria dos adultos beneficiados trabalha.

Piauí

Mais de 400 mil famílias do Piauí recebem o benefício. Em 90% delas, a titularidade é das mulheres, o que também contribui para o empoderamento feminino. Na área da saúde, o acompanhamento exigido das beneficiárias grávidas garante que 98% das gestantes atendidas pelo Bolsa Família façam o pré-natal. Além disso, a exigência da caderneta de vacinação das crianças tem garantido que 100% delas estejam com as vacinas em dia.

“O Bolsa Família fez tanta coisa pelo Brasil que hoje é difícil encontrar um brasileiro que não tenha sido direta ou indiretamente beneficiado por esse importante programa”, avalia Regina. Porque o programa ajudou a reduzir a mortalidade e o trabalho infantil, aumentou o mercado de consumo e aqueceu o comércio, gerou empregos, fortaleceu a economia. “As pessoas passaram a comprar, diferentemente de outros programas anteriores, que ficavam na mão dos prefeitos. Como não dava para universalizar, não dava para todos, eles distribuíam ao prazer dos seus eleitores, e a pessoa ficava marcada, tinha de receber na prefeitura. Com o Bolsa Família, a pessoa recebe no seu cartão, vai ao banco e faz as compras, sem que ninguém lhe diga “’Eu te dei isso”, comparou a senadora.

“A redução da desigualdade promovida pelo Bolsa Família mostrou que o melhor caminho para crescer não é abandonar a pobreza, e sim fazer a pobreza nos abandonar. É por esse caminho que o Brasil avançou nos últimos 12 anos e, se Deus quiser, vai continuar avançando”, afirmou.

Leia mais:

Paulo Rocha:Bolsa Família foi além de que pôr comida na mesa dos muito pobres

Donizeti celebra valorização que Bolsa Família levou às crianças e mulheres

 

 

To top