Fátima: salários de servidores foram recompostos após arrocho da gestão FHC

Fátima: salários de servidores foram recompostos após arrocho da gestão FHC

Fátima: apesar do aumento dos salários de servidores nos governos petistas, valorização deve ser um desafio presente, cotidiano e contínuoA senadora Fátima Bezerra (PT-RN) homenageou, em pronunciamento ao plenário, o Dia do Servidor Público, comemorado nesta quarta-feira (28), data da publicação do Estatuto dos Funcionários Públicos Civis da União, em 1939. “Desde então, muita coisa mudou em nossa sociedade, mas a importância dos servidores públicos permanece a mesma”, afirmou a senadora. “É dos servidores a responsabilidade de executar, na ponta, as políticas sociais prioritárias, de manter a sociedade atendida por serviços públicos essenciais, como a educação, a segurança e a saúde”, lembrou a parlamentar.

Fátima destacou que desde o primeiro governo Lula o País registrou muitos avanços na valorização do funcionalismo. Diversas categorias passaram a contar com planos de carreira, setores essenciais que havia passado anos sem concurso público receberam novos quadros e, principalmente, tiveram os salários recompostos, após oito anos de arrocho, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. 

Essa valorização, porém, precisa ser tratada como um “desafio presente, cotidiano e contínuo. Há muito ainda a se lutar. Há muito ainda a se avançar em matéria da agenda de valorização e respeito dos servidores públicos do nosso País”. Fátima, porém, acredita que os sindicatos e as centrais sindicais têm muito a celebrar nesta 28 de outubro de 2015.

Fátima, que é servidora pública e presidiu a maior entidade representativa de trabalhadores do setor em seu estado — o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte — tem dado ênfase em sua atuação política à valorização do funcionalismo, apoiando pleitos como planos de carreira adequados às funções exercidas, à remuneração digna e o estímulo à formação e capacitação de quadros.

“É um compromisso inalienável, inarredável, defender a agenda de valorização dos servidores públicos do meu País”, reafirmou a senadora. “Quanto mais valorizamos o servidor público, mais estamos respeitando a sociedade”. O serviço público, lembrou ela, existe em função da sociedade. Governos que oferecem boas condições de trabalho ao segmento expressam a atenção com a necessidade de prover bons serviços aos cidadãos.

Leia mais:

 

No dia do servidor, Paim lembra Getúlio e Conselho Federal do Serviço Público

To top