Mantega disse que o Governo ficou “muito |
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta segunda-feira (21) que o Governo ficou “muito satisfeito” com o resultado do leilão feito para a exploração de gás e petróleo no Campo de Libra, um dos mais importantes no pré-sal. “O leilão foi um sucesso. Foi o maior leilão que já fizemos aqui no Brasil”, afirmou Mantega, durante entrevista coletiva
Sobre o grupo que arrematou a concessão para exploração de petróleo e gás, o ministro avaliou que se trata de um consórcio “bem equilibrado”. “É uma parceria público-privada de empresas de alto nível, que estão habilitadas para a exploração desse petróleo”, ressaltou. “Nós estamos falando de investimentos da ordem de US$ 180 bilhões, aproximadamente, ao longo do período dessa partilha”, complementou, em seguida.
Ao comentar o resultado do leilão, Mantega disse que a exploração de petróleo na área, localizada na Bacia de Santos, irá atender não só a demanda interna, como também irá produzir excedente para exportação, o que deverá melhorar a balança comercial do País.
“O resultado da nossa balança comercial está mais fraco este ano justamente por causa da conta petróleo. Mas é passageiro, pois no ano que vem ela já será superavitária. Dali para frente, a conta petróleo irá nos ajudar a ter um excedente de petróleo muito bom”, afirmou o ministro.
Para Mantega, a cadeia de gás e petróleo será o segmento que irá atrair mais investimentos no País ao longo dos próximos anos. Ele lembrou que nos próximos anos serão construídos, por exemplo, de
Assessoria de Imprensa do MF
Leia mais: