O Ministério da Integração Nacional autorizou o repasse de mais R$ 10 milhões para o estado da Bahia. A mesma quantia foi liberada mês passado para financiar ações de socorro às vítimas da seca e restabelecimento de serviços essenciais pela Defesa Civil.
O valor, publicado em uma portaria na edição desta segunda-feira (9) do Diário Oficial da União, visa a amenizar os efeitos da estiagem prolongada que atinge o estado. O prazo para a execução das obras e serviços chega a um ano, a partir da liberação dos recursos.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil da Bahia, Salvador Brito, 196 municípios do semiárido baiano estão em situação de emergência. As chuvas esperadas para o período de novembro a janeiro não ocorreram na maioria dos municípios e, onde choveu, o volume não foi o suficiente para acumular água.
A população castigada pela seca é superior a 2,3 milhões de pessoas, segundo Salvador. Os prejuízos maiores ocorrem nas pequenas lavouras de subsistência e de agricultura familiar. O rebanho também sofre e registra baixa.
Boa parte dos recursos será empregada no transporte de água em carros-pipa. Além disso, o governo do estado vem perfurando poços e cisternas para amenizar o problema, segundo Salvador.