Ana Rita: sonho de dom Tomás Balduído |
As Propostas de Emenda à Constituição 38/1999 e 215/2000, que mudam as regras das demarcações de terras indígenas, foram alvo de críticas da senadora Ana Rita (PT-ES), na última quarta-feira (7), no pronunciamento em que registrou a trajetória de Dom Tomás Balduíno (1922-2014).
“Tenho convicção de que a vida de plenitude e comunhão de dom Tomás com os mais empobrecidos continuarão sendo exemplo de inspiração e luta para todos que acreditam e mantêm viva a luta por um mundo melhor, mais fraterno e com justiça social”, disse a senadora, que salientou a identificação do bispo emérito de Goiás (GO) com a defesa da reforma agrária e da causa indígena.
“Os ideais de dom Tomás, de uma sociedade que respeita os indígenas e seus territórios, assim como o sonho de um País democrático no acesso a terra está sendo ameaçado no parlamento”, enfatizou.
Para Ana Rita, que também é presidenta da Comissão de Direitos Humanos (CDH), neste momento em que alterações nos direitos indígenas podem gerar retrocessos nos direitos desses povos, a figura de dom Tomás Balduíno fará falta.
“Em um momento de ofensiva contra os direitos dos povos indígenas, dos trabalhadores sem terra, quilombolas, ribeirinhos e pequenos agricultores, a autoridade moral, a firmeza ideológica e o compromisso militante com a luta pelo direito a terra, marcas sempre presentes na vida de dom Tomás, nos farão muita falta”, disse.
Com informações da Agência Senado
Leia mais:
Ana Rita chama de retrocesso tentativas de retirar direitos dos índios