O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva escolheu quatro ex-ministros e um ex-secretário para integrar o grupo técnico da Saúde. O presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, Humberto Costa (PT-PE), está entre os escolhidos para coordenar o grupo.
O parlamentar petista é médico e foi ministro da Saúde no governo Lula entre 2003 e 2005. Durante a gestão, implementou o programa Farmácia Popular e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Além disso, também criou a Hemobrás (Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia) e a primeira rede pública de Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (Brasilcord).
“Gostaria de agradecer ao presidente Lula pelo convite e pela confiança. A coordenação será colegiada e ainda esta semana vamos nos reunir para discutir temas estratégicos para a Saúde no novo governo Lula”, afirmou Humberto no Twitter.
Também vão integrar o grupo o sanitarista José Gomes Temporão, que comandou a pasta da Saúde no segundo mandato de Lula, e os também médicos Alexandre Padilha e Arthur Chioro, ministros de Dilma Rousseff entre 2011 e 2015.
Outro membro é o infectologista David Uip. Professor da USP, foi secretário estadual de Saúde em São Paulo na gestão de Geraldo Alckmin, atual vice-presidente eleito e coordenador da equipe de transição. O médico ainda coordenou o Centro de Contingência do Coronavírus durante o governo João Doria.