A renda de 10% dos brasileiros mais pobres cresceu 107%. Você sabia?

A renda de 10% dos brasileiros mais pobres cresceu 107%. Você sabia?

Com Lula e Dilma, 36 milhões de brasileiros se mantêm fora da extrema pobreza, graças ao Bolsa FamíliaParedão da desigualdade começou a ruir com crescimento da renda dos mais pobres. Veja como isso aconteceu.

Você sabia que, com Lula e Dilma, o Brasil cresceu com distribuição de renda, saiu do mapa mundial da fome e promoveu a inclusão e a ascensão social de milhões de brasileiros?

Até recentemente a miséria e a exclusão social pareciam fenômenos naturais, muito distantes de algo que poderia ser transformado por decisões políticas e programas governamentais. Depois de décadas de crescimento sem distribuição ou de fé cega na capacidade do livre mercado de prover equilíbrio de renda entre os brasileiros, os resultados da atuação decisiva do Estado na condução de políticas econômicas e sociais inclusivas estão aí para todos verem. Com Lula e Dilma, 36 milhões de brasileiros se mantêm fora da extrema pobreza, graças ao Bolsa Família. 42 milhões ascenderam à classe C.

Outro dado importante. Se é verdade que todos os segmentos sociais tiveram ganho de renda nos últimos anos, pela primeira vez em décadas os mais pobres saíram ganhando na comparação: entre 2003 e 2012, os 10% mais pobres tiveram crescimento acumulado da renda real per capita de 107%, enquanto os mais ricos obtiveram incremento de 37% na renda acumulada, segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Os ganhos reais foram quase 3 vezes maiores para os brasileiros mais vulneráveis socialmente.

Para saber mais, acesse: http://www.brasildamudanca.com.br/inclusao-social/inclusao-social 

 

Com informações do Instituto Lula

To top