economia

Alimentos têm inflação abaixo de zero no início de setembro

Pesquisa FGV Ibre registra deflação de -0,45% no preço dos alimentos no espaço de 30 dias até a primeira semana de setembro. Senadores destacam compromisso do governo Lula com o controle da inflação e melhora do cenário para quem ganha menos

Agência Brasil

Alimentos têm inflação abaixo de zero no início de setembro

Hortaliças e legumes registram a maior queda entre os alimentos

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) sobre os preços na primeira semana de setembro mostra que a inflação dos alimentos está abaixo de zero. No chamado grupo Alimentação, a inflação caiu para -0,45% no espaço de 30 dias até a primeira semana deste mês, período da pesquisa. O número configura deflação.

A maior queda se deu em hortaliças e legumes, cujos preços tiveram queda de 15,90% em relação ao mesmo período anterior, ou seja, 30 dias até a primeira semana de agosto.

“O registro da pesquisa mostra como o governo Lula tem sido absolutamente responsável, tanto na gestão fiscal quanto na gestão econômica. A queda da inflação sobre os alimentos beneficia diretamente as famílias mais pobres do país, permitindo preços mais acessíveis, para que todos possam ter condições de acesso a uma alimentação mais saudável e completa. Com Lula, o Brasil continua o seu processo de reconstrução, com responsabilidade na área econômica e foco na inclusão social e na luta pela redução das desigualdades”, apontou o líder do PT no Senado, Beto Faro (PA).

A tendência de queda na inflação de alimentos já havia sido confirmada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em pesquisa de julho. Essa deflação de alimentos, segundo o Ipea, protege mais as camadas da população que ganham menos: para as famílias de renda baixa, a taxa de inflação geral havia sido de 0,09% naquele mês, e para as famílias de renda muito baixa, de 0,18%. Nos dois casos, a tendência de queda vinha desde junho.

Em julho, inflação foi menor para famílias de baixa renda, diz Ipea

“Sob a liderança de Lula, o Brasil volta a crescer, com responsabilidade e justiça social. Cada dia que passa, o nosso país consolida essas conquistas e avança promovendo um desenvolvimento que inclua todos os brasileiros, sem deixar ninguém para trás. O nosso Brasil está de volta com dignidade, oportunidades e sustento ao nosso povo, com políticas públicas fortes e voltadas para o social”, destacou o senador Rogério Carvalho (PT-SE).

Os resultados recentes desfazem o temor de que a crise no Rio Grande do Sul ia deflagrar uma onda inflacionária. Há também a influência de projetos do governo que aumentaram as compras que o Governo Federal faz diretamente da agricultura familiar, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que diversificam os fornecedores e ajudam a controlar a inflação.

Com informações da AgênciaGov

To top