Alunos do ensino médio podem pedir bolsas de iniciação científica do CNPq

Estudantes do ensino médio de escolas públicas regulares, militares, técnicas e privadas de aplicação já podem se inscrever no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM) – edição 2013-2014 – do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

As propostas devem ser preenchidas e enviadas até 12 de novembro, por meio de formulário eletrônico, pelo representante de iniciação científica da instituição, exclusivamente, via Plataforma Carlos Chagas. A bolsa concedida pelo Pibic-EM é da modalidade de Iniciação Científica Júnior, com duração de até 12 meses, a partir de fevereiro 2013.

O objetivo do programa é levar conhecimentos científicos básicos aos alunos do ensino médio, com a operacionalização de uma instituição de ensino superior e de pesquisa em parceria com as escolas públicas.

A instituição deverá estar previamente cadastrada no Diretório de Instituições (DI) do CNPq.  Esclarecimentos e informações adicionais podem ser obtidos no endereço: [email protected].

Já os pesquisadores ou orientadores devem estar vinculados a alguma instituição de ensino ou de pesquisa que participe do Pibic ou Pibiti; desenvolver pesquisa científica e ser, preferencialmente, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Para participar, os estudantes devem estar cursando o ensino médio em instituições que participem do programa e participar regularmente das atividades propostas.

Pibic-EM
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio visa o desenvolvimento de projetos de educação científica com estudantes do ensino médio e tem como objetivo fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos e, desenvolver atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes.

 

Informações do Palácio do Planalto

To top