Ana Rita estimula participação da mulher do campo

Ana Rita estimula participação da mulher do campo

A senadora Ana Rita (PT-ES) participou, no último fim de semana, do Seminário das Trabalhadoras Rurais de Alfredo Chaves (ES), organizado pelo Sindicato da categoria. Ela proferiu uma palestra sobre “Valorização e Organização das Mulheres Trabalhadoras Rurais”, na qual destacou a importância da participação política das mulheres do campo. “Na política, já tivemos um grande avanço, tendo uma presidenta mulher governando o País”, afirmou Ana Rita.

Apesar dessa conquista, a senadora considera que a presença feminina na política ainda precisa crescer para refletir a real dimensão do papel das mulheres. Embora sejam 52% do eleitorado, as representam apenas 11,66% dos eleitos em 2010, considerando-se todos os 1.655 cargos estiveram em disputa — governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Ana Rita citou projetos leis em tramitação no Congresso Nacional que têm forte implicação na vida das mulheres trabalhadoras, como o PLS 525/11, do qual é autora, que prevê seguro desemprego da trabalhadora desempregada e chefe de família, e o PLS 257/10, que garante direito a férias proporcionais à quantidade de tempo trabalhado ao empregado doméstico, do qual é relatora.

Ela também destacou ações do governo federal voltadas para as mulheres do campo, como o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, que já beneficiou mais de 445 mil mulheres, com a emissão de um milhão de documentos.

Com informações da Assessoria da senadora Ana Rita

To top