Ângela comemora mais uma escola técnica para RR

A presidenta da República, Dilma Rousseff, anunciou nesta terça-feira, 16, a criação de quatro universidades federais, a abertura de 47 campi universitários e 208 unidades dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, espalhados em todo o país. Até 2012, serão implementados 20 campi universitários em oito estados e 88 unidades de institutos federais em 25 estados.

:: Da redação16 de agosto de 2011 03:00

Ângela comemora mais uma escola técnica para RR

:: Da redação16 de agosto de 2011

 Além disso, prefeitos assinaram termos de compromisso para a construção de 120 unidades de institutos federais em municípios dos 26 estados e no Distrito Federal. Pelas previsões, todas as unidades estarão em funcionamento nos próximos três anos.

De acordo com a senadora Ângela Portela (PT), a lista inclui um novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima-IFRR, a ser construído na Zona Oeste de Boa Vista.

Conforme Ângela Portela, estão assegurados junto ao Ministério da Educação cerca de quatro milhões de reais para a construção desta escola técnica federal.

“Estamos trabalhando neste projeto desde o ano passado e a iniciativa ganhou força com o lançamento do Pronatec. Na solenidade de hoje, a presidenta Dilma anunciou uma unidade para Boa Vista, mas já apresentamos a proposta para que a próxima fase do Pronatec destine outras duas escolas técnicas, a serem construídas no interior de Roraima”, destacou a senadora, que participou da solenidade no Palácio do Planalto.

O reitor do IFRR, professor Edvaldo Silva, explica que o Campus Zona Oeste terá capacidade instalada para atender 1.200 alunos em cursos regulares e espaço físico para abrigar o Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT, e o Centro de Educação a Distância do IFRR. Ainda de acordo com o reitor, o Campus Zona Oeste vai atuar em todos os níveis da educação profissional, desde a formação inicial até a pós graduação, além de atividades de pesquisa, extensão e de interação com a comunidade.

Institutos federais – Prefeitos de 120 municípios assinam nesta terça-feira, 16, o compromisso com o governo federal de oferecer terrenos para a instalação de unidades de educação profissional em suas cidades. A concretização das novas escolas deve acontecer em 2013-2014.

As 27 unidades da Federação estão contempladas: Acre (um município), Alagoas (4), Amapá (2), Amazonas (4), Bahia (9), Ceará (6), Distrito Federal (uma cidade), Espírito Santo (2), Goiás (5), Maranhão (8), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (3), Minas Gerais (6), Pará (5), Paraíba (6), Paraná (6), Pernambuco (9), Piauí (4), Rio de Janeiro (7), Rio Grande do Norte (3), Rio Grande do Sul (7), Rondônia (1), Roraima (1), Santa Catarina (3), São Paulo (8), Sergipe (4) e Tocantins (2). A essas 120 unidades de educação profissional se somam 88 que estão em construção, com término previsto para o fim de 2012. Ao final de 2014, portanto, o país terá ganho 208 unidades de educação profissional.

Assessoria de Imprensa

Fonte: Assessoria de Imprensa da Liderança do PT no Senado

Leia também