Ângela critica projeto tucano que altera regras de exploração do pré-sal

Ângela critica projeto tucano que altera regras de exploração do pré-sal

Ângela: “A exclusividade da Petrobras é a melhor maneira de garantir que a maior parte dos resultados econômicos da exploração do petróleo seja revestida para a saúde, para a educação”A exclusividade na exploração do pré-sal e a participação mínima de 30% no petróleo extraído são uma garantia do controle nacional sobre uma reserva que pertence ao povo brasileiro. “Controlar a exploração do pré-sal significa poder ditar o ritmo da extração do óleo, dosar a produção de acordo com a demanda mundial por esse recurso, aproveitando as oportunidades de preço, evitando a exploração predatória das reservas e garantindo benefícios duradouros para toda a população brasileira”, afirmou a senadora Ângela Portela (PT-RR), que em pronunciamento ao plenário, nesta quarta-feira (2), voltou a criticar o projeto que pretende alterar as regras de exploração do pré-sal.

Uma das  justificativas da proposta criticada por Ângela — o Projeto de Lei do Senado 131/2015, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP) — é que a Petrobras não estaria em condições de arcar com a exclusividade na exploração do pré-sal. 

A senadora ressaltou a importância vital das reservas de petróleo do pré-sal para o desenvolvimento econômico e social do Brasil e lembrou a grande dependência mundial dos combustíveis fósseis. Embora venha crescendo o uso de energia oriunda de fontes sustentáveis e renováveis, o mundo ainda dependerá por muitos anos do petróleo. “Isso coloca o Brasil em uma posição extremamente favorável, graças especialmente às nossas gigantescas reservas localizadas no pré-sal”, afirma Ângela, para quem abrir do controle estratégico desse recurso não serve ao interesse do País.

O PLS 131 propõe  retirar da Petrobras a condição de exploradora única do pré-sal, bem como o direito à participação mínima de 30% do petróleo extraído. “Trata-se de um verdadeiro atentado contra a soberania nacional e, mais do que isso, de um golpe nas conquistas sociais que a exploração do pré-sal já gerou e continuará gerando para o Brasil e para os brasileiros e brasileiras”, criticou a senadora.

Ela descarta a versão de que escândalos da corrupção  envolvendo a Petrobras possam ter retirado da empresa a capacidade técnica e financeira de explorar o pré-sal. “Esse é um argumento falacioso”, rebateu Ângela, lembrando que a Petrobras já contabilizou, em seu balanço, os prejuízos gerados pela corrupção — “esse verdadeiro câncer que corrói os setores públicos e privados e que precisa e vai ser extirpado do Brasil”—e que, apesar desses prejuízos, a empresa continua em pleno funcionamento, com um plano de investimento operante e acesso aos meios de crédito nacional e internacional. 

“A exclusividade da Petrobras é a melhor maneira de garantir que a maior parte dos resultados econômicos da exploração do petróleo seja revestida para a saúde, para a educação, exatamente como estabelece o atual regime de exploração do pré-sal”, concluiu.

Leia mais:

Pré-Sal bate novo recorde na produção de petróleo mensal: 798 mil barris/dia

Em ato público, senadores do PT defendem Petrobras e repudiam golpismo

Parlamentares e ativistas denunciam tentativa de golpe contra a Petrobras

 

 

To top