A senadora Ângela Portela (PT-RR) está otimista com as negociações que poderão resultar numa proposta de consenso para a nova distribuição dos royalties do petróleo, onde os estados não produtores, como é o caso de Roraima, terão direito a receber parte dessa riqueza. “Roraima precisa muito dos recursos dos roaylties. Em 70% de sua área há reservas indígenas, unidades de conservação, áreas do Exército, restando muito pouco para a produção”, afirmou.
Segundo ela, os recursos que serão destinados a Roraima com a nova distribuição dos royalties do petróleo serão fundamentais para o desenvolvimento de projetos sustentáveis nas comunidades indígenas e também aos projetos de estímulo à agricultura nas terras destinadas à produção de alimentos. “Sabemos do empenho do senador Wellington Dias (PT-PI) para encontrar um consenso entre a União, os estados e municípios produtores e os estados não produtores”, disse ela.
Ângela acrescentou que os estados mais pobres da federação são os que apresentam maior necessidade de aporte de recursos da União, seja para promover a qualidade da educação, da segurança pública, investimentos em saúde ou investimentos em infraestrutura.
Marcello Antunes
Leia mais
União abre mão de 10% dos royalties; ainda não há acordo