Aníbal apresenta emenda para garantir transcontinental

Ao destacar a importância da obra para o Acre, o senador tenta garantir recursos para 2014.

Aníbal apresenta emenda para garantir transcontinental

“Esta ferrovia vai dar um grande suporte para
o escoamento e importação de produtos na
Região Amazônica e ao Centro-Oeste”

O senador Aníbal Diniz (PT-AC) informou, nesta quarta-feira (06), em plenário, que apresentou emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2014 com a previsão de prioridade para o prolongamento da Ferrovia Transcontinental EF-354 fazendo com que ela ligue as cidades de Lucas do Rio Verde, localizada no Mato Grosso, e Cruzeiro do Sul, no Acre.

De acordo com Aníbal, a emenda se justifica pelo momento de revitalização que vive o transporte ferroviário brasileiro, inclusive, com a decisão do Governo Federal de criar órgãos de desenvolvimento do setor. “A ferrovia é um projeto ambicioso do Governo brasileiro, que tem por objetivo a integração regional e a redução dos custos de transportes”, disse.

Aníbal relatou que a ferrovia partirá do litoral norte fluminense e passará por Muriaé, Ipatinga e Paracatu, em Minas Gerais; por Brasília, no Distrito Federal; por Uruaçu, em Goiás; por Cocalzinho, Ribeirão Castanheira e Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso; Vilhena e Porto Velho, em Rondônia; e Rio Branco e Cruzeiro do Sul, no Acre, até chegar à localidade de Boqueirão da Esperança, na fronteira com o Peru.

“A estratégia é dispor de um eixo ferroviário viável para a exportação dos produtos amazônicos como a farinha, a castanha, a borracha e os produtos florestais certificados, madeireiros e não madeireiros, além de milhares de toneladas de grãos e outros produtos ligados ao agronegócio do Centro-Oeste brasileiro, que chegarão aos portos do Pacífico com maior facilidade”.

Segundo ele, o transporte viabilizará a importação de fosfato, cobre, insumos e cimento para o estado do Acre, “que não dispõe de minérios e matéria-prima para a construção civil, importante atividade econômica no acreana”.

Por conta da importância da ampliação da ferrovia para a região Norte do País, Aníbal Diniz espera que sua emenda esteja prevista no Orçamento para o próximo ano e, assim, contribua para o processo do desenvolvimento da região amazônica. “Essa ferrovia transcontinental vai dar um grande suporte para o escoamento e importação de produtos na Região Amazônica e, também, ao Centro-Oeste brasileiro”, disse.

Leia mais:

Aníbal quer ferrovia até Cruzeiro do Sul

To top