Aníbal discute desafios de gestão com prefeitos do Acre

Aníbal pediu que os municípios mantenham as contas em dia para firmarem parcerias com a União.

Senador Aníbal discute gestão municipal com novos prefeitos acreanos

Vice-presidente do Senado, o senador Aníbal Diniz (PT-AC) recebeu nesta quarta-feira (30) cinco prefeitos do Acre e discutiu as dificuldades dos municípios e as estratégias para contornar a falta de verbas e conseguir promover o desenvolvimento local. Aníbal deu duas orientações principais aos chefes dos executivos locais: primeiro, devem definir o conjunto de ações prioritárias de trabalho. E, em seguida, chamou atenção para que os municípios mantenham suas obrigações financeiras em dia para poderem associar-se aos programas desenvolvidos pelo Governo Federal.

“Não adianta tentar pulverizar ações. O mais importante é estabelecer um pacto de governabilidade e focar na adimplência das contas, para que seja possível fazer o cadastro no conjunto de ações que o Executivo federal pretende desenvolver nos próximos anos”, defendeu. “É fundamental que os gestores tenham planos estratégicos para conhecer e participar dos programas federais que podem ajudar, e muito, o desenvolvimento dos municípios, como o programa Brasil Carinhoso e o programa para educação integral em determinadas escolas”, avaliou.

Os prefeitos acreanos relataram a disposição de fazer o necessário para uma boa gestão e destacaram a necessidade de mais articulação com a bancada federal, além de um “olhar especial” para os municípios do interior do estado. Aníbal Diniz se colocou à disposição dos prefeitos e defendeu a interlocução permanente com parlamentares e o governo do Estado. “É importante alertar para os desafios e partilhar as experiências. O diálogo é o insumo fundamental da política”, disse.

Estiveram presentes ao encontro com o vide-presidente do Senado, os prefeitos dos municípios de Tarauacá, Rodrigo Damasceno; de Rodrigues Alves, Burica; de Rio Branco, Marcus Alexandre; de Marechal Taumaturgo, Aldemir Lopes; de Sena Madureira, Mano Rufino, e do município de Bujari, Tonheiro. Também participaram da reunião o deputado federal Taumaturgo Lima (PT-AC) e o coordenador da bancada do Acre, o deputado estadual Jonas (PT). Os prefeitos acreanos estão em Brasília participando do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, promovido pelo Governo Federal, que colocou as políticas públicas da União à disposição para parcerias com os gestores municipais.

Com informações da Assessoria de Imprensa do senador Aníbal Diniz

Foto: Assessoria de Imprensa

To top