Aprovado projeto que devolve mandato de Luiz Carlos Prestes

 

Prestes participou da elaboração da Constituição
de 1946 e teve seu mandato retirado dois
anos depois

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (20), Projeto de Resolução do Senado (PRS 4/2012) que devolve simbolicamente o mandato de senador ao líder comunista Luiz Carlos Prestes, falecido em 1990.

Eleito pelo Partido Comunista do Brasil em 1945, com a maior votação proporcional da história brasileira, até então, Prestes participou da elaboração da Constituição de 1946 e teve seu mandato retirado, dois anos depois, quando a Mesa do Senado declarou extintos os mandatos dos parlamentares eleitos por legendas que tiveram o registro cassado, caso do PCB.

“Foi uma das personalidades mais marcantes da história brasileira, até hoje reverenciada por suas atividades políticas e militares, caracterizadas pelo nacionalismo e pela defesa das camadas sociais oprimidas”, afirma o autor da proposta, senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), na justificativa do projeto.

A proposta, que recebeu voto favorável do relator, Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), abrange também o mandato do suplente de Prestes, Abel Chermont.

A matéria segue para análise no plenário do Senado.

Com informações da Agência Senado

 

Conheça a biografia de Luiz Carlos Prestes

 

To top