Alessandro Dantas

Projeto de Contarato estimula responsabilidade compartilhada na educação dos filhos
A Comissão de Direitos Humanos aprovou projeto do senador Fabiano Contarato (PT-ES) que fortalece o papel da escola na formação de uma nova cultura de responsabilidade familiar. A iniciativa do senador petista promove uma compreensão mais ampla sobre os deveres e a corresponsabilidade de ambos os pais na criação e educação dos filhos.
“Buscamos construir uma nova cultura relacionada à criação e educação de filhos. Com isso, é possível diminuir índices de abandono de filhos por pais, violência contra crianças e adolescentes no âmbito familiar e outros efeitos nocivos do panorama atual”, explicou Contarato.
Dados do IBGE apresentados pelo senador indicam a necessidade de fomentar uma cultura de divisão dos cuidados com as crianças no ambiente doméstico. “Enquanto 36,8% das mulheres afirmaram realizar cuidados, entre os homens a taxa era de 25,9%”, afirmou Contarato, lembrando ainda que a sobrecarga doméstica é responsável por índice expressivo de problemas psíquicos entre as mulheres.
“Ao intervir positivamente no momento de formação escolar do indivíduo, se fomenta um novo comportamento social e de um novo posicionamento da mulher na dinâmica das relações privadas, com reflexos positivos também nas relações sociais e de trabalho”, concluiu.