Por sugestão do senador Paulo Paim (PT-RS), a Comissão de Educação (CE) do Senado aprovou nesta quinta-feira (17) voto de solidariedade a três vereadoras de Porto Alegre (RS) vítimas de ameaças de morte e ataques racistas pela internet em dezembro passado.
Laura Sito (PT), Daiana Santos (PCdoB) e Karen Santos (PSOL) são negras e foram alvo de xingamentos de cunho racista. De acordo com Paulo Paim, o poder Legislativo municipal também foi atacado. “O responsável pelas ameaças enfatizou que compraria uma pistola de 9 milímetros no Morro do Engenho, no Rio de Janeiro, e uma passagem só de ida para Porto Alegre, para matá-las e quem estiver na Câmara e em seguida tirar a própria vida”, afirmou o senador.
“Essas informações são gravíssimas. Crimes como esses não podem ficar impunes. Esse voto de solidariedade será mais um instrumento de alerta para que aqueles que tenham posição nazista, inconsequente, irresponsável, de ataques a negros, a judeus, a índios, tentando não permitir que eles ocupem na sociedade o espaço que conquistaram pelo voto direto”, resumiu Paim.
O senador afirmou ainda que o requerimento aprovado “enaltece a luta dessas vereadoras e de tantos outros que se apresentam pela via democrática para defender os interesses do povo e que são discriminados de forma cruel e covarde”.
“Vivemos dias extremamente difíceis e desafiadores. O racismo estrutural no Brasil é uma chaga histórica que precisa ser combatida. A humanidade está desorientada e busca uma luz entre o caos”, concluiu.