Divulgação23 de novembro de 2016 | 14h08
Pivô da crise política do governo Temer, envolvendo o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, o edifício “La Vue” agora é alvo de um abaixo-assinado de diversos artistas. Eles reivindicam que “seja respeitado o parecer técnico do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) contrário à construção do prédio de 30 andares, na Ladeira da Barra, em Salvador”.
Caetano Veloso, Sonia Braga, Wagner Moura e Tom Zé são alguns dos nomes que integram a petição.
Segundo o ex-titular da Cultura, Marcelo Calero, Geddel o teria pressionado para intervir na liberação das obras da “La Vue”. O objetivo, de acordo com Calero, era fazer pressão para que o Iphan, subordinado ao Ministério da Cultura, revisse a decisão de suspender a construção do edifício e pedir a readequação do projeto – reduzindo de 30 andares, como consta na proposta inicial, para no máximo 13. Geddel teria comprado um apartamento no prédio.
“O projeto, como apresentado, terá um impacto brutal sobre a paisagem do sítio histórico do Porto da Barra, uma das mais belas praias urbanas do mundo e patrimônio precioso da primeira capital do Brasil, merecedora de preservação especial. São reprováveis as pressões imobiliárias de todas as naturezas sobre os órgãos estaduais e federais de proteção”, alertam os que assinam o documento.
Outros nomes conhecidos que pedem o respeito ao patrimônio histórico são Anna Muyalert, Nana Caymmi, Luís Fernando Veríssimo, Milton Hatoum, Otto e Xico Sá.
Na próxima sexta-feira (25), está previsto um protesto em frente às obras do edifício.
Com informações da Revista Fórum
Leia mais:
Parlamentares pedem afastamento de Geddel e apuração de possíveis crimes