Coube a Fernando Haddad definir, com a precisão que lhe é habitual, o sentimento que acompanha todos aqueles que são testemunhas vivas de uma das maiores injustiças já cometidas contra um líder popular na história do país. “ Lula livre é Brasil livre”, assegurou o ex-ministro, para reação imediata da militância que participou nesse sábado (16) do Encontro Nacional Lula Livre, em São Paulo.
Haddad fala com a propriedade. Encerrar o cárcere político do ex-presidente está no cerne do debate público nacional – com manifestações crescentes também em diversos outros países. “Difícil falar de uma coisa inaceitável que é a prisão de Lula. Todos nós temos respeito pelo projeto que ele representa, pela sua origem. (…) Os lideres mundiais se intimidavam pela presença do Lula.
O Encontro Nacional Lula Livre também serviu para apresentar análises mais aprofundadas sobre a situação política do país. Na parte da tarde, quem falou com a militância foi a presidenta Nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, que não vê outro caminho se não tornar a mobilização por Lula algo ainda maior. “Vamos pra rua. Presidente Lula, vamos provar a sua inocência”, sentenciou.
Gleisi também reforçou a razão pela qual todos que estavam ali estão dispostos a lutar. “Nós levantamos a bandeira Lula Livre porque ela também significa a defesa da soberania. Estão entregando a maior riqueza do País, a nossa Petrobras. Querer Lula Livre é defender a soberania!”.