Liderança

Augusta Brito é a nova líder do PT no Senado

Senadora foi eleita por aclamação pelos colegas para coordenar ações da bancada no ano de 2026

Alessandro Dantas

Augusta Brito é a nova líder do PT no Senado

A senadora Augusta Brito (PT-CE) foi eleita nesta terça-feira (3/2), por aclamação, como a nova líder do PT no Senado para o ano de 2026. Ela será responsável por coordenar as ações da bancada no ano em que pautas importantíssimas serão debatidas no Congresso Nacional, como o fim da escala 6×1.

“A liderança do PT no Senado tem o papel fundamental de articular pautas que promovam justiça social, desenvolvimento, democracia e redução das desigualdades. Assumo essa missão com espírito de unidade, escuta e firmeza, buscando fortalecer a atuação da bancada e contribuir para que o Senado esteja cada vez mais alinhado às necessidades reais da população”, declarou Augusta.

A confiança dos colegas de partido, segundo a nova líder, reforça compromisso de trabalhar pelo diálogo, pela construção coletiva e pela defesa intransigente dos direitos do povo brasileiro.

“Seguiremos firmes na defesa da democracia, dos direitos das mulheres, da inclusão social e de um Brasil mais justo e solidário para todas e todos”, reforçou.

O senador Rogério Carvalho (PT-SE), líder durante o ano de 2025, parabenizou a colega destacando ser uma mulher firme, comprometida com a justiça social, a democracia e o povo brasileiro.

A senadora Teresa Leitão (PT-PE) enfatizou que a nova líder é uma mulher comprometida com a justiça social, a agenda de proteção das mulheres contra a violência e a democracia.

O senador Fabiano Contarato (PT-ES) desejou sucesso à colega na nova missão. “Conte sempre comigo na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras”.

Já o senador Paulo Paim (PT-RS) desejou que a liderança de Augusta Brito fortaleça a luta pelo povo e por um Brasil mais justo.

Por fim, o senador Jaques Wagner (PT-BA) disse ser um orgulho ver a força da bancada feminina e do Nordeste ocupando esse espaço estratégico.

Quem é Augusta Brito?

Nascida em Fortaleza (CE), Augusta Brito de Paula tem como berço político a cidade de Graça, no interior cearense, onde foi eleita a primeira prefeita do município em 2005, e reeleita em 2009.

Em 2013 atuou como secretária de educação de São Benedito, município da Serra da Ibiapaba. E em 2014 Augusta Brito foi eleita para o primeiro mandato de deputada estadual, sendo reeleita em 2018.

Na Assembleia Legislativa do Ceará foi Procuradora Especial da Mulher, expandindo as ações do equipamento para 105 municípios cearenses (de um total de 184). Além da forte atuação em defesa das mulheres, a parlamentar foi presidente do Comitê que trata da disputa territorial do Ceará com o Piauí, dentre outros limites.

Foi a primeira mulher líder do Governo na história da Assembleia, ocupou vaga na Comissão de Constituição, Justiça e Redação e atuou em mais 10 pastas. Foi eleita, dentre todos os 46 parlamentares da Casa Legislativa do Ceará, a 3ª mais influente em 2022.

Com um mandato atuante, coletivo e participativo, Augusta se destacou no interior e na capital cearense. Seu trabalho foi reconhecido dentro e fora do parlamento. Augusta é uma mulher que empodera outras mulheres, atua para que as mulheres sejam livres, possam participar ativamente da política ou de quaisquer espaços que queiram e sejam protagonistas de suas histórias.

Além disso, Augusta Brito também ocupa atualmente o cargo de procuradora especial da Mulher no Senado. Entre suas atividades, estão receber e encaminhar denúncias de violência, defender projetos de lei e políticas públicas que ampliem os direitos das mulheres, cooperar com organismos nacionais e internacionais, e promover estudos e debates sobre questões de gênero.

Reunião Bancada do PT no Senado
To top