Alessandro Dantas

Ao Broadcast, Rogério Carvalho defendeu autonomia do BC
Reportagem veiculada nesta sexta-feira (4/4) pelo Broadcast da Agência Estado com o líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE), destaca a afirmação do senador de que o partido deverá apoiar a proposta em tramitação para garantir autonomia orçamentária e financeira ao Banco Central (BC), atualmente presidido por Gabriel Galípolo.
“A finalidade é a gente tornar o Banco Central efetivamente autônomo, do governo, mas autônomo também do mercado”, disse o senador. “Autonomia de verdade, um instrumento para exercer a autonomia como autoridade monetária: é isso que a gente quer, e acho que isso o Galípolo vai conseguir imprimir e vai ter o apoio nosso para que ele tenha uma autonomia de verdade”, emendou Rogério.
Recentemente, o presidente do BC disse em um evento público que é “muito importante e tempestivo” garantir as condições para que os servidores possam assumir as novas obrigações criadas pelas mudanças no sistema financeiro.
Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que concede a autonomia orçamentária e financeira do BC está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.