Bahia é exemplo de sucesso em congresso mundial de tecnologia

Rede 3G orienta atividade no mar de pescadores de Cabrália com GPS e serviço de meteorologia; site comercializa produção pesqueira


Pinheiro: projeto contribui com mais renda
e facilita organização contábil das colônias
de pescadores (Agência Senado)

Um projeto que utiliza a rede 3G para orientar pescadores em Santa Cruz de Cabrália, no sul da Bahia, foi apresentado nesta quarta-feira (26), no GSMA Mobile World Congress, em Barcelona (Espanha), como exemplo de sucesso no uso da tecnologia móvel. O projeto Pescando com Redes 3G beneficia cerca de 1.500 pessoas na comunidade de Coroa Vermelha desde agosto de 2010.

“A partir desta iniciativa, a comunidade de pescadores passou a ter acesso, por exemplo, ao serviço de meteorologia, GPS, softwares de gestão e passou a vender seus produtos através do site criado pelo projeto”, descreveu o senador Walter Pinheiro (PT-BA), que participa do congresso e também vem contribuindo com o desenvolvimento da iniciativa. Além disso, ele destaca que o uso dos aplicativos através de tablets auxilia no cultivo de ostras, a partir do monitoramento da salinidade e PH da água, da biometria das ostras e da manutenção de um banco de dados.

A terceira etapa da iniciativa foi lançada em 2013, quando foi inaugurado o Centro de Educação e Inovação Tecnológica da Comunidade, fruto de uma parceria entre a Fundação Telefônica Vivo, a Qualcomm, a Prefeitura do município e a Agência de Desenvolvimento dos Estados Unidos (USAID). O foco é a capacitação de aproximadamente 50 jovens no centro inaugurado. “É a tecnologia a serviço do cidadão. Nosso projeto  tem os aplicativos que orienta os pescadores, no mar, na comercialização, com GPS na navegação e agora tem escola para capacitar filhos de índios e pescadores para desenvolver aplicativos”, destacou Pinheiro.

Com informações do gabinete do senador Walter Pinheiro

 

 

To top