Bahia: prazo para inscrição no Garantia Safra vai até 15/10

Seguro atende aos agricultores familiares que precisam de indenização da safra verão de 2012/13.

O Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca da Bahia alerta que o prazo de inscrição no seguro Garantia-Safra se encerra na segunda-feira (15/10). O seguro atende aos dos agricultores familiares que precisam de indenização da safra verão de 2012 e 2013. Os municípios em situação de emergência devem apresentar à Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), a documentação do agricultor prejudicado. De acordo com o último balanço da Suafi, 112.184 inscrições foram efetivadas.

O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Governo Federal, voltada para os agricultores familiares da região Nordeste do país que sofrem perda de safra por causa da seca. O valor do seguro e a quantidade de agricultores beneficiados pelo programa são definidos anualmente, durante a reunião do Comitê Gestor do Garantia-Safra, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário.

O seguro destina-se aos agricultores familiares da Região Nordeste, do Norte de Minas Gerais, do Vale do Mucuri, do Vale do Jequitinhonha e do Norte do Espírito Santo. Essas regiões pertencem à área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e sofrem perda de safra em decorrência da seca ou do excesso de chuvas.

Leia mais:
FAO: Brasil está entre os que mais apoiam a agricultura familiar

Aprovada MP das ações de convivência com a seca

To top