Reunião da bancada federal do Acre com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, no Palácio do Planalto, definiu encaminhamentos práticos para negociar a liberação de recursos imediatos à população atingida pela cheia dos rios Acre, Purus e Iaco.
Diante do quadro de calamidade exposto pelos parlamentares, nesta quarta-feira (29/02), e do pedido de um tratamento diferenciado por parte do Governo Federal, Ideli Salvatti afirmou que o governo poderia estudar medidas para permitir que a população acreana das áreas alagadas possa receber dinheiro o mais breve possível. Isso poderia ser feito, disse, por meio da liberação de FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) sem limite e sem burocracia, do pagamento de dois salários a aposentados do INSS, ou de verbas adicionais do Bolsa Família.
Alguns parlamentares ficaram encarregados de fazer um levantamento sobre as disponibilidades de recursos financeiros ou de máquinas e equipamentos em órgãos do governo para permitir a reconstrução das cidades atingidas. O senador Aníbal Diniz (PT) irá conversar com os ministros da Educação e da Saúde. O senador Jorge Viana (PT) terá reunião com o presidente da CEF (Caixa Econômica Federal) sobre a liberação do FGTS. O coordenador da bancada, deputado Taumaturgo Lima (PT), levantará informações sobre os recursos do Bolsa Família e do Seguro Defeso (para pescadores artesanais).
Ideli Salvatti afirmou ainda que irá encaminhar o convite feito pela bancada para que a presidente Dilma Rousseff visite o Acre e veja de perto a destruição causada pela alagação. As cidades de Rio Branco e Brasiléia tiveram decretado estado de calamidade pública e outros seis municípios estão em situação de emergência.
Na reunião no Palácio do Planalto, senadores e deputados acreanos reforçaram ainda o pedido de liberação dos R$ 21 milhões pedidos pelo governo do Estado e pela prefeitura de Rio Branco, e defenderam a importância da liberação de verbas de emendas parlamentares que possam ser direcionadas para as áreas atingidas.
“A bancada conseguiu expressar à ministra Ideli o sentimento de urgência e da gravidade da catástrofe vivida pelo Acre hoje. Esperamos que ela seja uma porta-voz qualificada do Acre no Planalto. Vamos trabalhar e aguardar o desdobramento de nossas iniciativas”, afirmou o senador Aníbal Diniz.
Ele destacou que as propostas de permitir a liberação de recursos para a população são importantes, mas é também preciso lembrar que o Estado atravessa uma crise de dois momentos definidos. “Este momento agora é emergencial, no qual se gasta recursos com água, alimentação, combustível, abrigo, ações básicas e essenciais. Num segundo momento teremos todo o processo de reconstrução das cidades atingidas e por isso insistimos em colocar à disposição nossas emendas parlamentares. Nossa intenção é redirecioná-las aos municípios que sofreram enormes prejuízos”, disse.
A bancada do Acre no Congresso é formada por três senadores – Aníbal Diniz, Jorge Viana (PT), e Sérgio Petecão (PSD) – e oito deputados federais – Sibá Machado (PT), Taumaturgo Lima, Perpétua Almeida (PCdoB), Henrique Afonso (PV), Antônia Lúcia (PSC), Flaviano Melo (PMDB), Gladson Cameli (PP) e Marcio Bittar (PSDB).
Assessoria de Imprensa do senador Aníbal Diniz
Assista trecho da reunião
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