A Bancada do PT apresentou requerimento de convocação do general Heleno para explicar sua declaração de que o Congresso Nacional estaria chantageando o governo para liberação de emendas do Orçamento da União. A declaração feita pelo general Heleno, nesta quarta-feira (19), provocou ampla reação dos parlamentares, da sociedade e da mídia pelo tom de ameaça contra o Congresso Nacional.
Diante da gravidade da declaração do ministro de Bolsonaro, o líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE), quer que o general explique ao plenário do Senado Federal “que tipo de chantagem, e quem está chantageando o governo”. Para o líder do PT no Senado “em uma democracia é papel do Congresso tensionar sobre como o governo vai aplicar os recursos”.
Confira a íntegra do documento
“Se isso é chantagem, nós estamos entrando em período muito crítico da nossa democracia”, afirmou o senador. “A representação do povo não é chantagem”, destacou o líder do PT, reafirmando o papel do Congresso Nacional na defesa dos interesses do povo. Para o líder do PT, a população precisa saber “que história é essa de chantagem, ou se a declaração representa “um desejo de fechar o Congresso do general Heleno”.
TRANSPARÊNCIA
Líder do PT no Senado, @SenadorRogerio defende que o ministro de Segurança Institucional do governo Bolsonaro, general Heleno, venha ao Congresso explicar quem do Parlamento está chantageando o Executivo. Assista! pic.twitter.com/tynCQ5dZix
— PT no Senado (@PTnoSenado) February 20, 2020