Todos os seis senadores do Partido dos Trabalhadores foram indicados na lista preliminar ao Prêmio Congresso em Foco, que anualmente homenageia os parlamentares com maior destaque no Senado e na Câmara.
Estão na lista o líder da bancada, Paulo Rocha (PA), o líder da Minoria, Jean Paul Prates (RN), e os senadores Paulo Paim (RS), Jaques Wagner (BA), Rogério Carvalho (SE) e Humberto Costa (PE). Também foi indicada a senadora Zenaide Maia (Pros-RN), integrante do Bloco da Minoria.
“É com alegria que recebo mais uma vez a indicação ao Prêmio Congresso em Foco. Concorrem à honraria os parlamentares que defendem a Democracia e tenham boas práticas públicas e legislativas. Mais um reconhecimento pelo nosso trabalho por Sergipe e pelo Brasil”, afirmou Rogério Carvalho.
É com alegria q recebo + uma vez a indicação ao Prêmio Congresso em Foco.🥰
✅Concorrem a honraria os parlamentares q defendem a Democracia e tenham boas práticas públicas e legislativas.
Mais um reconhecimento pelo nosso trabalho por Sergipe e pelo Brasil!🇧🇷 pic.twitter.com/7r0PLmV6y2
— Rogério Carvalho 🇧🇷 ⭐️ (@SenadorRogerio) August 22, 2021
Paulo Paim também comemorou a indicação lembrando que “o prêmio tem como objetivo fortalecer a democracia e estimular a cidadania”.
Um dos impedimentos para a indicação é, por exemplo, fazer “apologia a tortura, violência e outras práticas em flagrante confronto com o exercício dos direitos humanos fundamentais”, segundo o regulamento, que também veda a participação de investigados por suspeita de práticas criminosas ou que respondam a ações penais ou de improbidade administrativa.
Após a definição da lista final de indicados, que será divulgada em 30 de agosto, será aberta a etapa de votação do público ao parlamentar de sua preferência. A votação online será feita entre 1º e 30 de setembro. Além do voto popular, os parlamentares serão avaliados por 25 jornalistas que acompanham o Congresso para diferentes veículos jornalísticos e por um júri especializado composto por seis integrantes. O evento de premiação está previsto para 21 de outubro.
Mulheres na Política
Estão em disputa duas categorias gerais, “Melhores no Senado” e “Melhores na Câmara”, e duas setoriais, “Defesa da Educação” e “Clima e Sustentabilidade”. A edição deste ano inaugura a categoria ”Mulheres na Política”, disputado por todas as congressistas presentes nas listas das categorias gerais.
As senadoras e deputadas serão avaliadas pela defesa de propostas legislativas relacionadas à igualdade de gênero ou pela contribuição para o aumento da representatividade política feminina.
Para as duas categorias setoriais será levado em conta o desempenho na “proteção dos recursos naturais e do clima” e na “promoção de uma educação inclusiva e de qualidade”. A categoria “Clima e Sustentabilidade” é apoiada pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), enquanto o movimento Todos Pela Educação apoia a categoria “Defesa da Educação”.