Melhores do Senado

Bancada do PT é indicada para prêmio como destaque no Senado

Lista preliminar do Congresso em Foco inclui os seis senadores do Partido dos Trabalhadores entre os "destaques do Senado. Votação online ocorre em setembro e o resultado será anunciado em evento marcado para outubro
Bancada do PT é indicada para prêmio como destaque no Senado

Roberto Stuckert Filho

Todos os seis senadores do Partido dos Trabalhadores foram indicados na lista preliminar ao Prêmio Congresso em Foco, que anualmente homenageia os parlamentares com maior destaque no Senado e na Câmara.

Estão na lista o líder da bancada, Paulo Rocha (PA), o líder da Minoria, Jean Paul Prates (RN), e os senadores Paulo Paim (RS), Jaques Wagner (BA), Rogério Carvalho (SE) e Humberto Costa (PE). Também foi indicada a senadora Zenaide Maia (Pros-RN), integrante do Bloco da Minoria.

“É com alegria que recebo mais uma vez a indicação ao Prêmio Congresso em Foco. Concorrem à honraria os parlamentares que defendem a Democracia e tenham boas práticas públicas e legislativas. Mais um reconhecimento pelo nosso trabalho por Sergipe e pelo Brasil”, afirmou Rogério Carvalho.

Paulo Paim também comemorou a indicação lembrando que “o prêmio tem como objetivo fortalecer a democracia e estimular a cidadania”.

Um dos impedimentos para a indicação é, por exemplo, fazer “apologia a tortura, violência e outras práticas em flagrante confronto com o exercício dos direitos humanos fundamentais”, segundo o regulamento, que também veda a participação de investigados por suspeita de práticas criminosas ou que respondam a ações penais ou de improbidade administrativa.

Após a definição da lista final de indicados, que será divulgada em 30 de agosto, será aberta a etapa de votação do público ao parlamentar de sua preferência. A votação online será feita entre 1º e 30 de setembro. Além do voto popular, os parlamentares serão avaliados por 25 jornalistas que acompanham o Congresso para diferentes veículos jornalísticos e por um júri especializado composto por seis integrantes. O evento de premiação está previsto para 21 de outubro.

Mulheres na Política

Estão em disputa duas categorias gerais, “Melhores no Senado” e “Melhores na Câmara”, e duas setoriais, “Defesa da Educação” e “Clima e Sustentabilidade”. A edição deste ano inaugura a categoria ”Mulheres na Política”, disputado por todas as congressistas presentes nas listas das categorias gerais.

As senadoras e deputadas serão avaliadas pela defesa de propostas legislativas relacionadas à igualdade de gênero ou pela contribuição para o aumento da representatividade política feminina.

Para as duas categorias setoriais será levado em conta o desempenho na “proteção dos recursos naturais e do clima” e na “promoção de uma educação inclusiva e de qualidade”. A categoria “Clima e Sustentabilidade” é apoiada pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), enquanto o movimento Todos Pela Educação apoia a categoria “Defesa da Educação”.

To top