Após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir, na tarde desta quinta-feira (22), pela suspensão do julgamento do mérito do habeas corpus preventivo do ex-presidente Lula, senadoras e senadores da bancada do PT no Senado utilizaram as redes sociais para comentar a sessão.
Para a presidenta do partido, senadora Gleisi Hoffmann (PR), a decisão da maioria dos ministros pelo reconhecimento do habeas corpus e a expedição de salvo conduto ao ex-presidente Lula até a próxima sessão, marcada para o dia 4 de abril, mostra que o Supremo tomou decisões que condizem com a Constituição Federal. “Esperamos que esse seja o caminho do Supremo na decisão final”, disse.
Já o líder do PT no Senado, Lindbergh Farias (RJ), destacou a atuação do advogado de defesa do ex-presidente Lula, o criminalista José Roberto Batochio.
Além disso, Lindbergh destaca a necessidade de manutenção das mobilizações por parte dos brasileiros a fim de garantir o respeito ao texto constitucional e a democracia.
“Temos de colocar o povo nas ruas”, disse o senador que, na sequência, anunciou a presença do ex-presidente Lula no próximo dia 2 de abril, no Circo Voador, centro do Rio de Janeiro. “Temos visto o crescimento do fascismo e a retirada de direitos. É a hora de o Rio de Janeiro dizer não a esse golpe e defender a democracia”, salientou.
Já o líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), disse confiar que os ministros do STF, mesmo após o próximo dia 4, mantenha o respeito a Constituição e livre o “maior líder político do Brasil”.
Confira abaixo as manifestações dos parlamentares:
O reconhecimento do STF ao HC impetrado por Lula e a expedição de salvo conduto são decisões iniciais que respeitam a Constituição. Esperamos que esse seja o caminho do Supremo na decisão final!#LulaLivre
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) 22 de março de 2018
Essa decisão, embora não seja definitiva, mantém nossa esperança de q o STF zelará pela Constituição e pela estabilidade do nosso país. Prender alguém sem q a respectiva condenação esteja embasada de provas não é constitucional e muito menos democrático. #LulaLivre #EquipeFB
— Fátima Bezerra (@fatimabezerra) 22 de março de 2018