Defesa do Estado Democrático de Direito

Bancada saúda posse do presidente do TSE e defesa da democracia

Senadores parabenizaram Alexandre de Moraes pelo pronunciamento forte em defesa da democracia e do sistema eleitoral brasileiro
Bancada saúda posse do presidente do TSE e defesa da democracia

Foto: Reprodução/TSE

Os senadores da bancada do PT parabenizaram o ministro Alexandre de Moraes pela posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O discurso proferido pelo novo presidente da Corte foi marcado pela forte defesa da democracia brasileira e do sistema eletrônico de apuração do voto popular. Na oportunidade, também foi empossado o vice-presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski. O evento realizado na noite dessa terça-feira (16) foi acompanhado por ex-presidentes, governadores e representantes de mais de 40 países.

“Em nome da bancada do PT no Senado, parabenizo o ministro Alexandre de Moraes pela posse como presidente do TSE. Desejo uma excelente gestão e sucesso na garantia da manutenção da ordem em uma das eleições mais importantes da nossa jovem democracia”, parabenizou o líder da bancada, senador Paulo Rocha (PA).

O senador Jaques Wagner (PT-BA) definiu a posse de Alexandre de Moraes como “mais um importante momento de defesa da democracia”. “De respeito à Constituição, aos direitos fundamentais e às instituições. Direcionamentos indispensáveis neste período eleitoral. Sucesso ao novo presidente do TSE”, desejou o senador.

O líder da Minoria no Senado, Jean Paul Prates (PT-RN) classificou o discurso de posse de Alexandre de Moraes como “uma aula básica sobre estado de direito, democracia e liberdade de expressão”. “A longa salva de palmas recebida pelo novo presidente do TSE no seu ato de posse agora há pouco foi bem sintomática. A mensagem foi clara”, disse. “Longos aplausos de pé quando Alexandre de Moraes menciona as urnas eletrônicas e sua eficiência e transparência. Bolsonaro foi o único que permaneceu impassível, sem ação”, completou o senador.

O senador Rogério Carvalho destacou, em suas redes sociais, o trecho do pronunciamento do novo presidente do TSE em que ele destaca a diferença entre liberdade de expressão e discurso de ódio. Essa confusão tem sido feita de forma deliberada por apoiadores de Bolsonaro para atacar opositores do atual governo.

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão, da destruição da democracia, das instituições, da dignidade e de honras alheias. Liberdade de expressão não é liberdade de propagação de discursos de ódio e preconceituoso”, enfatizou Rogério.

Já o senador Humberto Costa (PT-PE) destacou o isolamento de Bolsonaro durante a cerimônia. Imagens da transmissão do evento mostraram, em diversos momentos, o desconforto do atual presidente com as manifestações em defesa da democracia brasileira.

“A vida de Bolsonaro não está fácil. Cada vez mais isolado, ele teve que engolir a aclamada posse de Alexandre de Moraes, que ele tanto atacou, no TSE. Além disso, teve que ficar cara a cara com Lula, que, ao contrário do genocida, foi cortejadíssimo na cerimônia”, comentou.

To top