“Uma oportunidade histórica”. Assim o senador Beto Faro (PT-PA) classifica a escolha da escolha da cidade de Belém, capital do Pará, como a sede da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30). A Conferência será realizada no ano de 2025.
A escolha foi anunciada pelo presidente Lula em vídeo divulgado nas redes sociais do governo federal. A Conferência do Clima da ONU é o maior evento do mundo dentro dessa temática. Na reunião, chefes de Estado e de governo, pesquisadores, ambientalistas e empresários discutem medidas de enfrentamento às mudanças climáticas.
Para Beto Faro, a escolha da capital paraense abre uma “oportunidade histórica” para a região amazônica.
“O governo Lula trouxe a Amazônia para as manchetes mundiais, inserindo a região no centro do debate das mudanças climáticas e do desenvolvimento humano. Nossa região é rica em cultura, diversidade, fauna e flora. E agora o mundo poderá ver que o futuro está aqui”, enfatiza.
A conquista dos paraenses, segundo Beto Faro, é fruto da parceria promovida pelo governo Lula com os governos do estado e da capital, Belém. “Contem com o nosso mandato para juntos fazermos a maior conferência climática do mundo em casa”, disse o senador.
A candidatura de Belém para ser a cidade-sede foi oficializada em janeiro deste ano. A articulação que resultou na escolha da cidade amazônica começou ainda no ano passado, durante COP-27, com a visita do então presidente eleito Lula ao Egito.
“Eu já participei de COP no Egito, em Paris, em Copenhague e o pessoal só fala da Amazônia, só fala da Amazônia. E eu dizia assim: por que, então, não fazer a COP em um estado da Amazônia para vocês conhecerem o que é a Amazônia?”, explica Lula.