O quadro generalizado de penúria social e econômica vem tirando o sono dos brasileiros, de acordo com levantamento do instituto francês Ipsos. A pesquisa mensal revela que a pobreza e a desigualdade são os temas que mais assombram a população, com 41%.
Saúde e inflação aparecem em seguida, com 34% e 33%, respectivamente. Em quarto lugar, empatados com 32%, aparecem desemprego e corrupção. Depois, criminalidade e violência, que o afligem 29% da população.
Chama atenção ainda no levantamento o desastre causado pela política econômica Paulo Guedes, percebido por 79% dos entrevistados, para quem cenário econômico é péssimo.
70% consideram que o Brasil está no rumo errado, um sinal de que o pessimismo tomou conta da população, às voltas com altos índices de desocupação. O índice é maior do que a média mundial detectada pelo instituto, que ouviu cerca de 19 mil pessoas em 27 países: Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, Colômbia, França, Reino Unido, Alemanha, Hungria, Índia, Israel, Itália, Japão, Malásia, México, Holanda, Peru, Polônia, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Turquia e Estados Unidos.