Denúncia internacional

Bolsonaro é denunciado à OIT por “desastre econômico”

Retrocessos durante a pandemia e a destruição dos direitos sociais e trabalhistas foram denunciados pela secretária da Mulher Trabalhadora da CUT, Juneia Batista, durante a 110ª Conferência da OIT
Bolsonaro é denunciado à OIT por “desastre econômico”

Foto: Agência PT

O Brasil foi visto, durante a 110ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (CIT) da OIT, em Genebra, como um desastre econômico diante da política recessiva de Bolsonaro, que empurra o país ladeira abaixo com o desemprego, ataques à democracia, ao meio ambiente, com o retorno da fome – que bateu recorde mundial – e a carestia.

A denúncia foi registrada pela secretária da Mulher Trabalhadora da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Juneia Batista, que destacou a degradação do mercado de trabalho brasileiro, a redução da renda, as mortes durante a pandemia da Covid-19 e os inúmeros retrocessos enfrentados no Brasil.

“Em nome da CUT, que tem legitimidade para falar em nome dos trabalhadores, eu me inscrevi para fazer a denúncia sobre o que aconteceu – e acontece ainda – no Brasil durante a pandemia”.

Representantes do governo de Bolsonaro que participavam da reunião reagiram à exposição dos fatos e reivindicaram um ‘direito de resposta’ à mesa diretora.

Em resposta à denúncia, o governo alegou que o Brasil estaria se recuperando em um ritmo mais rápido que outros países e que medidas adotadas durante a pandemia protegeram milhões de empregos.

Juneia destacou que “nenhuma inverdade foi dita”, e que o governo “realmente atuou para não responder à pandemia, aliás, foi seu principal aliado”.

“Era de se esperar uma reação assim. É prática do governo mentir lá fora ou esconder a realidade. Em todas as denúncias que se faz em espaços internacionais isso acontece”, disse Juneia.

Confira a íntegra da matéria

To top