Amazônia

Bolsonaro incentiva incêndios na Amazônia, denuncia Paulo Rocha

Para senador, retórica do governo incentiva destruição da floresta em benefício do agronegócio
Bolsonaro incentiva incêndios na Amazônia, denuncia Paulo Rocha

Foto: Alessandro Dantas

O senador Paulo Rocha (PT-PA), afirmou nesta quinta-feira (26) que Jair Bolsonaro erra ao ideologizar o debate internacional sobre a Amazônia e a preservação ambiental.

Para ele, Bolsonaro denomina aqueles que se preocupam com o meio ambiente de “esquerdopatas” ou “comunistas”, enquanto a floresta grita por socorro.

“Há incentivo do governo de incendiar a Amazônia para beneficiar o agronegócio, para beneficiar os devastadores. Inclusive, o presidente maneja tão mal esse problema que o Brasil sequer foi relacionado para discursar no programa inicial da Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas [ONU]”, destacou.

Paulo Rocha lembrou que, em 2016, o Brasil se comprometeu a dar fim ao desmatamento ilegal na Amazônia até 2030. Mas, no primeiro ano de governo Bolsonaro, o que se constatou foi o retrocesso na aplicação das leis de proteção ambiental e o enfraquecimento das agências federais responsáveis pela política nessa área, além de desnecessários ataques a organizações e indivíduos que trabalham pela preservação da floresta.

“O Brasil teve oportunidade de fazer um discurso na ONU para amenizar os desgastes dessa política ambiental promovida pela gestão Bolsonaro. Mas o que vimos, na verdade, foi um show de verdadeiro horror”, disse Paulo Rocha.

To top