Brasil compartilha projetos de combate à extrema pobreza com El Salvador

:: Da redação23 de abril de 2012 14:01

Brasil compartilha projetos de combate à extrema pobreza com El Salvador

:: Da redação23 de abril de 2012

Representantes do governo de El Salvador vieram ao Brasil para conhecer projetos bem-sucedidos na área de inclusão produtiva, uma das ações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) destinadas à superação da extrema pobreza. A visita dá andamento ao projeto de cooperação técnica firmado em 2010 entre o Brasil e El Salvador com o objetivo de implantar um sistema de proteção social naquele país centro-americano.

A comitiva conheceu locais indicados pela Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI) de Osasco. Entre eles, a feira de artesanato de empreendedores da economia solidária, o Centro de Inclusão Digital Móvel, o Núcleo de Artes Cênicas Sebastian e o Portal do Trabalhador. A delegação de El Salvador fez uma visitação domiciliar a beneficiários do Bolsa Família, observou o acompanhamento das contrapartidas nas áreas de saúde e educação e conheceu a Casa da Cidadania,  a Cooperativa de Costura e a Sociedade Pestalozzi.

O assessor da Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza do MDS, Sérgio Lima de Oliveira, apresentou a e comitiva o Plano Brasil Sem Miséria.

Cadastro Único

A próxima etapa do projeto de cooperação entre Brasil e El Salvador está programada para a segunda quinzena de maio, quando representantes da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) do MDS vão ajudar a implantar o Cadastro Único – instrumento que identifica e localiza as famílias de baixa renda, permitindo conhecer sua realidade socioeconômica para que possam ser incluídas nos programas sociais. “O governo salvadorenho já tem um desenho do Cadastro Único e os representantes brasileiros vão a El Salvador para viabilizar sua implantação, verificando as dificuldades e adaptando-o às necessidades locais”, disse o representante da Assessoria Internacional do ministério, Márcio Oliveira Gomes.

El Salvador é o menor país da América Central e a terceira maior economia da região. Tem população de aproximadamente 6,2 milhões de pessoas e 5% dessa população vive abaixo da linha da pobreza.

Ministério do Desenvolvimento Social

Leia também