Caixa anuncia redução de juros também para o crédito imobiliário

A Caixa Econômica Federal vai reduzir a taxa de juros do crédito imobiliário. O anúncio será feito às 11h desta quarta-feira (25/04), quando a instituição lança o 8º Feirão Caixa da Casa Própria, no auditório do 1º andar do Edifício Matriz I, no Setor Bancário Sul de Brasília.

A nova redução se soma às outras feitas anteriormente, em linhas para pessoas físicas e jurídicas, como crédito pessoal, rotativo, cheque especial, financiamento de veículos e do cartão de crédito. Mas a CEF será a primeira instituição a anunciar uma alteraração das taxas para o crédito imobiliário.

O movimento reducionista foi iniciado neste mês pelos bancos públicos, começando pelo Banco do Brasil no dia 4 de abril – a ação foi seguida pelos bancos privados. Na semana passada, o BB fez novo corte. E na quarta-feira (18), o Banco Central anunciou a redução de 9,75% para 9% da Selic, o menor patamar em dois anos.

Na seqüência, na sexta-feira (20), a Caixa reduziu a taxa de administração dos fundos de investimentos e diminuiu o valor da aplicação inicial. E anunciou que faria uma nova rodada de corte dos juros, seguindo a queda da taxa básica de juros da economia brasileira (a Selic). Desde segunda-feira (23), as agências da CEF estão abrindo uma hora antes do expediente regular, para atender a demanda de correntistas e futuros clientes. O horário extra será mantido até 11 de maio.

Caixa prevê mais lucros com queda dos juros

Oferecer crédito a juros mais baixos pode resultar no aumento do número de clientes e, consequentemente, dos lucros da Caixa Econômica Federal neste ano, na avaliação do presidente do banco, Jorge Hereda. Para Hereda, o mínimo que se espera para 2012 é que a Caixa mantenha o lucro recorde registrado no ano passado, além de ampliar em mais de 2 milhões o número de clientes.

“Fazendo essa redução no nível em que estamos fazendo, vamos conseguir ampliar nossa base para conseguir ganhar mais clientes [e mais lucros]. Queremos aumentar em cerca de 2 milhões o nosso número de clientes”, disse Hereda nesta terça-feira (24), depois de ir ao Palácio do Planalto.

O presidente da Caixa acredita que isso será possível a partir de campanhas de esclarecimento sobre as vantagens que a redução dos juros traz para as pessoas. “A população não é boba. Se for explicado a ela exatamente os ganhos que ela tem, vem todo mundo para a Caixa na busca por juros mais baixos”, enfatizou o presidente do banco público.

Caixa Econômica Federal

Agência Brasil

Leia mais:

Carteira de crédito da Caixa Econômica cresce 39,5% em 12 meses. 

Crédito imobiliário já cresceu 30,5% em 2012 e deve somar R$ 90 bi neste ano.

To top