Câmara e Senado aprovam urgência para análise dos vetos dos royalties

O Congresso Nacional aprovou o requerimento de urgência para análise dos vetos da presidenta Dilma à lei que redistribui os royalties do petróleo. Foram 348 votos a 84 e 1 abstenção de deputados e 60 votos e 7 contrários de senadores.




O veto deve ser analisado em sessão do Congresso na próxima semana, passando à frente de outros três mil vetos presidenciais.

O texto original do PLS 448/2011 muda os critérios para distribuição dos royalties do petróleo, que passarão a obedecer as regras do Fundo de Participação dos Estados (FPE). A alteração ocorre para a expectativa de receita dos estados e municípios produtores de petróleo. Com o veto, o projeto foi transformado na Lei 12.734/2012, com mudanças válidas apenas para as receitas futuras dos royalties a partir da extração de petróleo.

A sessão foi marcada pelo confronto entre as bancadas dos estados não produtores e as bancadas de estados produtores de petróleo. Deputados e senadores do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, os maiores produtores, apresentaram várias questões de ordem apontando desrespeito ao Regimento Interno do Congresso e à Constituição. O objetivo foi o de deixar consignado que a Mesa do Congresso não respondeu a todas as questões.

Conheça o PLS 448/2011

Conheça a Lei 12.734/2012


To top