Carta de Aparecida – Por Paulo Paim

No dia 29 de janeiro cerca de 3 mil aposentados e idosos participaram da Missa de Ação de Graças ao Dia Nacional do Aposentado. Ela foi celebrada na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte, São Paulo. Logo após foi realizada uma manifestação, nas duas pistas da Via Dutra, que parou o trânsito por mais de duas horas.

O evento foi organizado pela Cobap (Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas) e contou com o apoio de centrais sindicais, confederações, federações e movimentos sociais. Deu gosto de ver as cabeças prateadas exigindo seus direitos e cobrando mais empenho de quem tem a caneta na mão. Foi uma cena de dar inveja a muitos jovens pela garra e vontade demonstradas. Na oportunidade foi lançada a Carta de Aparecida, documento oficial respaldado pelos religiosos, que denuncia o sofrimento dos aposentados e idosos brasileiros.

O texto aponta a falácia da falta de recursos públicos para solucionar os problemas da categoria e dá apoio aos projetos de nossa autoria que beneficiam milhões de brasileiros. São eles: o que reajusta as aposentadorias e pensões com o mesmo índice dado ao salário-mínimo, o que acaba com o fator previdenciário e o que recompõe o valor das aposentadorias e pensões. Aliás, esses projetos já foram aprovados por unanimidade no Senado Federal e atualmente tramitam na Câmara, esperando apenas que os deputados façam a sua parte e os pautem para votação.

As entidades que representam os aposentados estão se mobilizando e programando outras manifestações pelo País. A participação de todos é fundamental, seja através de cartas, telefonemas e até mesmo abaixo-assinados para serem entregues aos deputados. Estamos cada vez mais atentos, municiando-nos com mais fôlego, e vamos dar continuidade a esta luta mais do que justa. Engana-se quem acredita que este brado se esgotou, que nós estamos calados, que os aposentados estão abatidos vendo a banda passar.

Artigo publicado no Jornal do Comércio

To top