Estudantes resistem e ocupações nas escolas públicas do País aumentam

Estudantes resistem e ocupações nas escolas públicas do País aumentam

Até terça-feira (11), 197 escolas públicas estavam ocupadas por secundaristas que são contra a PEC 241 e a MP 746. Foto: Mídia NinjaMesmo depois da votação vergonhosa na segunda-feira (10) da Proposta de Emenda Parlamentar (PEC) 241, na Câmara dos Deputados, estudantes secundaristas realizam protestos pelo país dando um recado ao governo golpista de Michel Temer que a rua é a resistência.

Enquanto acontecia a votação na Câmara, um grupo de alunos ocuparam o terceiro andar do prédio da Presidência da República, que fica na avenida Paulista, em São Paulo.

O movimento de ocupação tem ganhado força e já chegou em vários estados e, até terça-feira (11), eram 197 escolas públicas ocupadas por secundaristas que são contra a PEC 241, que congela por vinte anos os investimentos na saúde, educação e assistência social, e principalmente contra a Medida Provisória (MP) 746, que prevê a reforma do ensino médio.

No Paraná, cerca de cem as escolas ocupadas por estudantes, de acordo com balanço divulgado pelo movimento Ocupa Paraná, no começo da noite de segunda-feira. A movimentação estudantil no estado ganhou apoio dos professores que aderiram à causa. Há, também, uma universidade: a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Marechal Rondon.

Desde o anúncio da Medida Provisória (MP) 746, que prevê a reforma do ensino médio, feita pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, no último dia 22, o assunto tem gerado polêmica. Na ocasião, o governo apontou que acabaria com a obrigatoriedade de disciplinas como sociologia, filosofia, educação física e artes. Por enquanto, essas disciplinas continuam nos currículos.

O governo publicou na edição de terça-feira (11) do Diário Oficial da União a portaria que institui o programa de fomento e implementação do tempo integral no ensino médio das escolas públicas, uma das mudanças na reforma.

Nesta manhã, na cidade de Planalto, no sudoeste do estado do Paraná, o Colégio Estadual João Zacco foi ocupado pelos secundaristas contrários aos retrocessos na educação propostos pelo governo Temer.

Os secundaristas ocupam também a Escola Estadual Augusto Severo, em Natal, no Rio Grande do Norte. Com a batucada do Levante Popular da Juventude, eles saíram em marcha pela avenida Prudente de Morais contra a PEC 241. As Movimentações seguirão intensas durante todo o dia no estado, com atividades de rua em Natal, Parnamirim, Mossoró e Currais Novos, que confirmam atos à tarde.

 

Fonte: CUT Nacional

 

Leia mais:

 

Dez emendas de Pimentel tentam evitar desmonte do ensino médio

 

To top