Cinco senadores petistas entre os vencedores do Congresso em Foco

Nenhum dos premiados responde a investigações criminais no STF, nem está sob a mira dos conselhos de ética da Câmara e do Senado.

Campeões de votos entre os jornalistas que acompanham as atividades do Congresso Nacional, cinco senadores petistas receberam prêmios na cerimônia  de entrega do prêmio Congresso em Foco 2013 ,realizada nessa quinta-feira (26). Como já é uma tradição do Prêmio, Eduardo Suplicy (SP), Paulo Paim (RS), Walter Pinheiro (BA), Humberto Costa (PE) e Delcídio do Amaral (MS) foram destaques em suas áreas de atuação.

Ao todo, 48 deputados e senadores foram homenageados. Desses, 41 haviam sido indicados por 166 jornalistas que participaram da primeira etapa de votação, no final de junho. Outros sete foram incluídos pelos internautas em sete categorias. Coube ao internauta incluir um nome por categoria e definir a ordem final de classificação dos indicados.

Suplicy foi o segundo colocado na categoria geral, ou seja, é o vice-campeão de votos entre os internautas que votaram para eleger o melhor senador. A votação do senador “decano” ficou um pouco abaixo da do líder de votos, Cristóvam Buarque (PDT-DF) Outros dois senadores do partido também estão entre os mais votados como melhores parlamentares da Casa: Paulo Paim, que ficou em quinto lugar e Walter Pinheiro, em nono.

Paulo Paim  foi lembrado por sua atuação em outras duas categorias: recebeu o maior número de votos na categoria Defesa da Seguridade Social e dos Servidores Públicos, como já aconteceu em anos anteriores e ficou como vice  na categoria Defesa dos Consumidores.

A Defesa do Desenvolvimento Econômico destacou dois senadores petistas: Walter Pinheiro foi o segundo mais votado e Delcídio do Amaral, o quarto. Humberto Costa foi  indicado em votação espontânea pela internet – ou seja, não foi indicado pelos jornalistas, mas pelos internautas – e ficou entre os mais destacados na categoria Defesa da Gestão Pública.

Essa foi a oitava edição do prêmio Congresso em Foco, que distingue os deputados e senadores que, na avaliação da população, melhor a representam no Congresso. Na votação pela internet, foram validados mais de 254 mil votos, após auditoria que envolveu a análise da origem do voto e da autenticidade do e-mail utilizado para confirmá-lo, num trabalho cuidadoso e paciente que contou com o monitoramento da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) .

Cidadania
Criado em 2006, o Prêmio Congresso em Foco tem como objetivo estimular a sociedade a acompanhar de perto o desempenho dos congressistas e combater o mito de que todos os políticos são iguais, reconhecendo e valorizando aqueles que se destacam, de maneira positiva, no exercício do mandato.

Nenhum dos premiados responde, por exemplo, a investigações criminais no Supremo Tribunal Federal (STF), nem está sob a mira dos conselhos de ética da Câmara e do Senado. Nenhum deles tem também histórico de violações aos direitos humanos. Aliás, todos os congressistas que se enquadravam em pelo menos uma dessas condições sequer puderam ser votados, conforme determina o regulamento. Como revela a nova edição da Revista Congresso em Foco, 224 deputados e senadores respondem a 542 inquéritos e ações penais no Supremo.

Com informações do site Congresso em Foco
 

Veja o resultado final do Prêmio

Saiba como foi a votação final
 

Leia mais:

Senadores petistas disputam prêmio Congresso em Foco 2013
 

Premiados, senadores petistas estão entre os melhores parlamentares do ano

To top