economia

Com inflação anual mais baixa em 3 anos, PT cobra queda de juros

Resultado dentro da meta torna quase impossível ao presidente do Banco Central, Campos Neto, justificar juros abusivos no país

supermercado cheio

Com inflação anual mais baixa em 3 anos, PT cobra queda de juros

Inflação fica abaixo dos 4% nos últimos 12 meses e levantam questionamento: qual a justificativa de manter a taxa de juros no país em absurdos 13,75%? Foto: Tânia Rêgo

A inflação no Brasil segue em queda e registrou em maio, no acumulado de 12 meses, o menor índice desde outubro de 2020: 3,94%. O dado refere-se ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado nesta quarta-feira (7/6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No mês de maio, o índice fechou em 0,23% – resultado que surpreendeu analistas de mercado, que projetavam uma inflação de 0,33%. Pelo Twitter, o senador Paulo Paim (PT-RS) comentou o resultado, destacando a avaliação de economistas sobre o impacto do resultado no rendimento dos brasileiros.

De acordo com o IBGE, a queda foi impactada pelo setor de Transportes, que apresentou redução de 17,73% nos preços das passagens aéreas, 5,96% no óleo diesel e de 1,93% na gasolina.

Os alimentos também tiveram papel importante na desaceleração geral do IPCA. O índice do grupo Alimentos e Bebidas desabou de 0,71% em abril para 0,16%. “Trata-se do grupo com maior peso no índice, o que acaba influenciando bastante no resultado geral”, destacou o coordenador do levantamento, André Almeida.

Com uma inflação anual muito próxima do centro da meta (3,25%) e completamente dentro do teto (4,75%), analistas revisaram as projeções da inflação anual de 4,69% para 4,60%. Ao mesmo tempo, a expectativa de agentes do mercado é de que a inflação no acumulado de 12 meses deve cair para 3,5% em junho.

E agora, Campos Neto?

Nas redes sociais, a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffman (PR), cobrou a redução dos juros abusivos de 13,75% praticados no país desde agosto de 2022. O presidente do Banco Central, Campos Neto, tem afirmado que a taxa vem se mantendo alta para manter a inflação dentro da meta.

“Mais uma notícia boa e a gente esperando Campos Neto agir. Dá pra ver que a decisão sobre os juros é política. Homem de Bolsonaro e Paulo Guedes quer interditar o desenvolvimento do Brasil”, disparou a presidenta do PT.

Além da queda da inflação, a economia brasileira vem registrando outros dados positivos. No primeiro trimestre, o PIB registrou alta de 1,9%, surpreendendo analistas, que esperavam uma alta de 1,3% sobre o quarto trimestre de 2022. Com isso, até o Ministério da Fazenda refez projeções de crescimento do PIB em 2023, de 1,6% para 1,9%. Há apenas dois meses, o mercado falava em 0,8% – e agora já reformou o índice .

Já o desemprego ficou em 8,5% no trimestre sazonal encerrado em abril, a menor taxa desde abril de 2015. No quarto mês do ano, o saldo de empregos formais foi 180 mil vagas criadas.

Com informações do IBGE e do PT Nacional

To top