A inflação no Brasil segue em queda e registrou em maio, no acumulado de 12 meses, o menor índice desde outubro de 2020: 3,94%. O dado refere-se ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado nesta quarta-feira (7/6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No mês de maio, o índice fechou em 0,23% – resultado que surpreendeu analistas de mercado, que projetavam uma inflação de 0,33%. Pelo Twitter, o senador Paulo Paim (PT-RS) comentou o resultado, destacando a avaliação de economistas sobre o impacto do resultado no rendimento dos brasileiros.
A inflação (IPCA) de maio ficou em 0,23%. Em abril o índice foi de 0,61%. Economistas apontam que, com o recuo da inflação e o aumento do salário mínimo, a massa real de rendimento do brasileiro deve crescer de 4% a 5,6% em 2023 sobre o ano anterior.
— Senador Paulo Paim (@paulopaim) June 7, 2023
De acordo com o IBGE, a queda foi impactada pelo setor de Transportes, que apresentou redução de 17,73% nos preços das passagens aéreas, 5,96% no óleo diesel e de 1,93% na gasolina.
Os alimentos também tiveram papel importante na desaceleração geral do IPCA. O índice do grupo Alimentos e Bebidas desabou de 0,71% em abril para 0,16%. “Trata-se do grupo com maior peso no índice, o que acaba influenciando bastante no resultado geral”, destacou o coordenador do levantamento, André Almeida.
Com uma inflação anual muito próxima do centro da meta (3,25%) e completamente dentro do teto (4,75%), analistas revisaram as projeções da inflação anual de 4,69% para 4,60%. Ao mesmo tempo, a expectativa de agentes do mercado é de que a inflação no acumulado de 12 meses deve cair para 3,5% em junho.
E agora, Campos Neto?
Nas redes sociais, a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffman (PR), cobrou a redução dos juros abusivos de 13,75% praticados no país desde agosto de 2022. O presidente do Banco Central, Campos Neto, tem afirmado que a taxa vem se mantendo alta para manter a inflação dentro da meta.
“Mais uma notícia boa e a gente esperando Campos Neto agir. Dá pra ver que a decisão sobre os juros é política. Homem de Bolsonaro e Paulo Guedes quer interditar o desenvolvimento do Brasil”, disparou a presidenta do PT.
Além da queda da inflação, a economia brasileira vem registrando outros dados positivos. No primeiro trimestre, o PIB registrou alta de 1,9%, surpreendendo analistas, que esperavam uma alta de 1,3% sobre o quarto trimestre de 2022. Com isso, até o Ministério da Fazenda refez projeções de crescimento do PIB em 2023, de 1,6% para 1,9%. Há apenas dois meses, o mercado falava em 0,8% – e agora já reformou o índice .
Já o desemprego ficou em 8,5% no trimestre sazonal encerrado em abril, a menor taxa desde abril de 2015. No quarto mês do ano, o saldo de empregos formais foi 180 mil vagas criadas.
CADA VEZ MELHOR!
O IPCA, considerado a inflação oficial do Brasil, subiu apenas 0,23% em maio e mantém o país dentro das metas oficiais (acumulado de 3,94% em 12 meses).
Qual a desculpa agora para não baixar os juros, Campos Neto?
— PT no Senado (@PTnoSenado) June 7, 2023
Com informações do IBGE e do PT Nacional