O presidente Lula recebeu nessa terça-feira (26/3), em Belém, o presidente da França, Emmanuel Macron. Na oportunidade, ambos participaram de evento com lideranças indígenas na Ilha de Combu, uma das 39 próximas à capital do Pará, onde Macron anunciou investimentos de R$ 5 bilhões na região.
Os dois países formalizaram o Chamado Brasil-França à ambição climática de Paris a Belém e além; e o Plano de Ação sobre a Bioeconomia e a Proteção das Florestas Tropicais.
Ao anunciar os recursos, Macron indicou seu uso para a biodiversidade e atividades econômicas compatíveis com os interesses dos povos indígenas, que lhes permita perspectivas de desenvolvimento com a preservação das florestas.
O acordo foi celebrado pelo senador Beto Faro (PA), líder do PT no Senado e representante da região amazônica dentro do Senado. A ampliação de parcerias fechadas pelo governo Lula e a retomada do protagonismo mundial do país na defesa do meio ambiente, segundo o senado, mostram o compromisso da gestão na preservação ambiental aliado ao desenvolvimento sustentável.
“O compromisso do governo Lula é de combate ao desmatamento, restauração e gestão sustentável de florestas, e desenvolvimento da bioeconomia”, disse o senador.
Além do investimento anunciado, Macron declarou estar empenhado para que a próxima Conferência do Clima da ONU, a COP 30, que será realizada em Belém no ano que vem seja um sucesso.
“Queremos preservar, conhecer melhor, ampliar a parceria científica, construir estratégias de apoio aos povos indígenas e investimentos na bioeconomia. Estou confiante nesse apelo de Belém que estamos lançando”, revelou o presidente francês.
Lula fez coro com o presidente francês ao declarar que quer compartilhar com o mundo a exploração e a pesquisa da biodiversidade, sempre com o envolvimento dos indígenas em todos os processos.
“Nosso governo é o que mais demarcou terras indígenas e vai continuar demarcando parques e reservas florestais para evitar o desmatamento. Temos um compromisso de até 2030 chegar a zero por cento de desmatamento na Amazônia. Não foi ninguém que pediu. Decidimos que vamos levar a luta contra o desmatamento como uma profissão de fé”, assinalou.
Submarino lançado
Os presidentes Lula e Emmanuel Macron lançaram nesta quarta-feira (27/3) um submarino construído no Brasil com tecnologia francesa, no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (ProSub) que visa construir o primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear até o final da década. O ProSub foi lançado em 2008, durante o segundo mandato de Lula.
Os presidentes participaram de uma cerimônia no estaleiro de Itaguaí (RJ) para o lançamento do terceiro submarino movido a diesel construído em uma parceria de 10 bilhões de dólares entre os dois países.
Macron ainda se reunirá com empresários em São Paulo nesta quarta-feira, e fará uma visita de Estado a Brasília na quinta-feira (28/3).