mudança na educação

Com voto do PT, Senado aprova MP de alteração do ano letivo

O texto aprovado determina que, em razão da pandemia, os estabelecimentos de educação infantil serão dispensados de cumprir os 200 dias obrigatórios do ano letivo
Com voto do PT, Senado aprova MP de alteração do ano letivo

Agência Senado

O Senado aprovou nesta quinta-feira (23) a Medida Provisória (MP 934/2020) que desobriga as escolas de educação básica e as universidades do cumprimento da quantidade mínima de dias letivos neste ano em razão da pandemia de Covid-19.

O texto que segue para sanção presidencial determina que os estabelecimentos de educação infantil serão dispensados de cumprir os 200 dias obrigatórios do ano letivo e a carga mínima de 800 horas exigidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394, de 1996).

Já as escolas de ensino fundamental e médio terão de cumprir essa carga horária, embora possam distribui-la em menos de 200 dias letivos. Essas regras extraordinárias também valem para o ensino superior, desde que sejam respeitadas as grades curriculares e os conteúdos essenciais.

Como a proposta perderia a validade na próxima semana, o líder do PT no Senado retirou de pauta o destaque da bancada que incluiria na MP a obrigatoriedade de o governo fazer a doação de tablets para viabilizar o acesso as aulas virtuais dos alunos, principalmente, de baixa renda.

“Não podemos deixar que essa matéria não seja deliberada no dia de hoje para evitar sua caducidade. Mas é importante lembrar que parte dos acordos que propomos não são cumpridos pelo governo. O Congresso faz gestos e se dispõe a retirar temas de votação em busca de acordos que sejam benéficos para a sociedade. Por isso, é importante que esses acordos sejam cumpridos”, destacou.

O texto aprovado ainda prevê que as estratégias de retorno das aulas presenciais deverão ser adotadas em colaboração com outros setores, como saúde e assistência social, além de observar as diretrizes das autoridades sanitárias e as regras estabelecidas pelo respectivo sistema de ensino. Para isso, a União deverá prestar assistência técnica e financeira aos estados e municípios.

To top