A partir desta segunda-feira (14) e até março, estão suspensas as vendas de 225 planos de saúde administrados por 28 operadoras em todo o território brasileiro. A decisão, anunciada na última quinta-feira (10) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), foi tomada em razão do descumprimento dos prazos limites para marcação de consultas, exames e cirurgias. Além dessas 24 operadoras, outras quatro ainda terão a suspensão de suas carteiras completas – o número exato de planos comercializados por elas ainda não foi informado.
Em caso de reincidência, o período de suspensão de comercialização poderá ser prorrogado. Mas os atuais beneficiários dos planos podem ficar despreocupados, segundo a ANS, porque a medida não tem impacto sobre o atendimento, uma vez que a suspensão consiste em impedir as operadoras de vender a novos segurados.
Desde dezembro de 2011, quando foi iniciado o monitoramento, 16 operadoras não vêm cumprindo, de forma reincidente, os critérios estabelecidos pelo governo e serão indicadas para a abertura de processo com o objetivo de corrigir as anormalidades. As outras 12 operadoras suspensas e não reincidentes deverão assinar um termo de compromisso visando à redução do número de reclamações.
Essa é a terceira rodada de suspensões da comercialização dos planos. Em julho de 2012, foram 268 planos com a venda suspensa de 37 operadoras. Já em outubro, foram mais de 300 planos de 38 operadoras; dessas, 18 melhoraram os resultados e já podem voltar a comercializar um total de 45 planos de saúde.
Confira a lista completa de operadoras e planos de saúde suspensos pode ser acessada no site da ANS.
http://www.ans.gov.br/index.php/espaco-da-qualidade/planos-suspensos/1748-planos-suspensos
Com informações de agências de notícias
Leia mais:
ANS suspende venda de 225 planos de saúde
https://ptnosenado.org.br/site2017/ans-suspende-venda-de-225-planos-de-saude